Campina bate recordes de maior quadrilha e maior bolo de milho do mundo
Em pleno dia de Santo Antônio (13), um dos padroeiros das festividades juninas, o município paraibano de Campina Grande faz jus ao título de Maior São João do Mundo e quebrou dois recordes no mesmo dia. Com o aval do RankBrasil, a cidade superou suas próprias marcas de maior quadrilha junina e maior bolo de milho do mundo.
O evento de quebra destes recordes já se tornou uma programação esperada no São João de Campina Grande, acontecendo no mesmo dia, integrando uma série de atividades que iniciaram pela manhã e se estenderam até o final da tarde.
Tâmela Fama, Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, destacou o propósito do evento. Para ela, os recordes vêm para fortalecer e consolidar por mais um ano do Maior São João do mundo.
Com isso, a gente consegue fazer uma divulgação nacional e internacional e fortalecer o nosso turismo. Despertar a curiosidade das pessoas para estarem aqui e, com isso, fomentar toda uma cadeia econômica para a nossa cidade.Tâmela Fama
Maior bolo de milho do mundo
O bolo começou a ser montado e recheado pela manhã na pirâmide, localizada no Parque do Povo. Após a avaliação, como esperado, o recorde foi superado, registrando a incrível marca de 47 metros de bolo, totalizando cerca de 700 kg. Neste ano, o bolo foi planejado formando o 160, idade que a cidade faz em 2024.
Esta é a quarta edição em que, a convite da prefeitura de Campina Grande, a panificadora São Francisco, com 25 anos de história, confecciona o bolo gigante. A fundadora, Andrea Neiva, explicou que por se tratar de uma empresa familiar, é um grande desafio a produção do bolo.
Segundo ela, tudo foi feito em apenas três dias, trabalhando das 5h30 até às 20h. Dois dias para a produção do bolo e um para o recheio. "A gente tem que contratar mais gente. Uns vieram para cá e outros ficaram lá, porque a padaria não pode parar, né?"
O diretor-fundador do RankBrasil, Luciano Cadari, explicou como é feita a análise de critérios para que o recorde seja oficializado.
Como todos os recordes de alimentos que nós acompanhamos, o quantitativo mais importante é o peso. Para esse cálculo é coletada uma amostragem ainda na padaria, a pesamos, fazemos uma regra de três e medimos todo o bolo a laser, para alcançar a medida total.
Kauanny Neiva, filha dos fundadores e segunda geração da família no negócio, explicou ainda que a receita batizada como "bolo do Parque do Povo" pode ser encontrada também na padaria, contudo apenas no mês de junho.
A versão para o recorde homenageou na sua cobertura espaços relacionados à festa de São João na cidade como o Parque do povo, o monumento Pioneiros da Borborema, e a Catedral, bem como símbolos juninos, como balões, fogueira e bandeirinhas.
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receberPara a receita deste ano, os números impressionam. Quem desejar cozinhar o prato, vai precisar de:
- 800 kg de farinha de milho
- 6 mil ovos
- 500 litros de leite
- 700 unidades de creme de leite
- 700 unidades de leite condensado
- 20 kg de coco ralado
- 400 unidades de milho
- 100 kg manteiga
Ao término do registro do recorde, o bolo foi distribuído entre os integrantes da quadrilha junina.
A maior quadrilha junina do mundo
No decorrer da tarde, o público campinense compareceu em massa para integrar a quadrilha junina. Ônibus de estudantes de escolas públicas, caravanas com idosos tomaram conta da área de shows do Parque do Povo. Assim, a Maior Quadrilha Junina também obteve êxito.
Pela décima vez o título foi alcançado. O RankBrasil registrou 1280 pares embalados na tradicional manifestação popular.
Para a oficialização da marca, os integrantes da quadrilha deveriam entrar em dupla por uma fila, onde o avaliador registrava a quantidade. Após isso, deveriam permanecer dançando por pelo menos uma hora sem parar.
O Secretário de Educação de Campina Grande, Asfora Neto, destacou a presença dos alunos das escolas públicas no evento. "Ver que essa quadrilha teve a presença em massa dos estudantes da rede pública é um sinal muito forte que essa tradição só ganha força a cada tempo que passa. Reacende o nosso brilho no olhar e demonstra que essa cultura tá no DNA do Povo Nordestino e de Campina Grande."
A assistente social Emanuelle Bezerra, da Escola Municipal Paulo Freire, estava acompanhada pelo seu aluno Alef, que é cadeirante, e destacou o papel da inclusão no evento. "Estou achando incrível a inclusão que este quadrilhão está proporcionando para as nossas crianças, que é um tema muito necessário para trabalhar desde os anos iniciais até os anos finais. Hoje estamos mostrando para os nossos alunos a importância do Maior São João do Mundo".
Deixe seu comentário