Topo

Micareta no São João: Ivete Sangalo leva clima de Carnaval para Campina

Ivete Sangalo arrasta multidão em Campina Grande Imagem: Rondinelle de Paula

Matheus Lino

Colaboração para Splash, em Campina Grande

17/06/2024 17h01Atualizada em 25/06/2024 13h33

O São João de Campina Grande (PB) se destaca pela pluralidade cultural a cada ano. Além do xote, xaxado, baião e forró, ritmos historicamente identificados com a festa, o axé também vem ocupando espaços e se tornando mais presente.

No último domingo (16), a cantora Ivete Sangalo arrastou uma multidão pelas avenidas campinenses com o seu bloco "Beijadrilha", um dos principais eventos privados que ocorrem no período junino. O trajeto teve aproximadamente 4 km, iniciando próximo à entrada da cidade, na Avenida Brasília, e finalizando ao largo do Açude Velho, principal cartão postal de Campina, a poucos metros do Parque do Povo.

Campina Grande: Ivete se apresenta no Maior São João Imagem: Rondinelle de Paula

Como se isso por si só não fosse inusitado, uma micareta integrando a programação junina, o que mais impressionou os forrozeiros que estavam no Parque do Povo, conhecido como quartel general do forró, foi a "invasão" de grande público trajados com seus abadás vindos do bloco.

Quem acha que os foliões estavam cansados depois de quatro horas de bloco, se enganou. Vindo direto de Curitiba, Pedro Samuel está fazendo um tour pelo São João de diversas cidades do Nordeste. Pela primeira vez em Campina, escolheu a data a dedo para prestigiar o show da cantora baiana.

"Sou muito fã dela, eu viajo o Brasil inteiro atrás dela". Ao seu perguntado do cansaço, não titubeou: "Para quem já tem o parâmetro do Carnaval de Salvador, foi um percurso um pouco menor. É meu último dia em Campina. A gente quer curtir a noite inteira. Se tiver algum after, a gente também vai pintar", concluiu Pedro.

Centenas de pessoas em grandes grupos não paravam de chegar no Parque do Povo, com todo o pique, e tomaram conta dos bares, restaurantes e ilhas de forró do principal espaço do São João campinense.

A técnica de enfermagem campinense, Nicole Andrade, 40, estava com seus amigos em um dos restaurantes repondo as energias.

Fãs de Ivete Sangalo 'invadem' Campina Grande Imagem: Matheus Lino/Splash UOL

"Quem nasce em Campina Grande tem esse gás, essa folia dentro da alma. Vem do sangue do nordestino. Então acho que a alegria de Ivete, junta com o calor humano do Parque do Povo. A cultura brasileira já é uma mistura. O que vale é o respeito e se divertir".

Diversidade, respeito e diversão

Em uma das ilhas de forró, Josemar de Freire, 48, de Remígio (PB) e Érica Correia, 36, de Lagoa Seca (PB) dançavam um tradicional pé de serra. Para eles, o mais importante é a pluralidade dos ritmos, tão forte no Nordeste. "O Brasil é uma mistura de ritmos. E tudo dá certo. Forró, axé, samba, pagode, sertanejo."

São João é isso! É animação, é folia, é festa. É tudo de bom! O importante é a gente se divertir. Josemar

Já a influenciadora e foliã Marquete Afrontosa, 45, estava com toda energia e reforçou a importância de ser feliz independente do ambiente. "A gente tem que estar sempre animado, preparado pra viver, pra curtir. Esquecer o cansaço. A gente saiu do bloco procurando outro lugar pra se divertir e aqui, no parque do povo, é um atrativo a mais", destacou.

Ivete Sangalo arrasta multidão em Campina Grande Imagem: Rondinelle de Paula

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Micareta no São João: Ivete Sangalo leva clima de Carnaval para Campina - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


São João