Morre Chrystian: por que dupla com Ralf chegou ao fim após 40 anos?

A morte de Chrystian, que já formou dupla com Ralf, provocou comoção entre os fãs que acompanhavam o artista. A parceria, que chegou a ser interrompida entre 2000 e 2001, acabou oficialmente em 2021 — após 40 anos de trajetória.

Por que dupla terminou

Chrystian foi quem deu um ponto final na dupla. O músico revelou que divergências em relação ao trabalho e desejos artísticos diferentes levaram ao encerramento da parceria artística. À época, ele garantiu que não houve uma briga e que o convívio entre ele e o irmão era bom.

O meu desejo, a princípio, era fazer uma [carreira solo] paralela ao Chrystian e Ralf, mas tem divergências no caminho que acabam dificultando as coisas. Ou às vezes facilitam. Mas tem muita coisa que dificulta. Acho que foi isso que aconteceu. Chrystian, em entrevista ao Domingo Espetacular (Record)

Ralf falou sobre a separação em 2022, quando garantiu que não havia possibilidade de retomar a parceria. "A dupla não retornará jamais. A maioria das pessoas acham que a dupla vai voltar, a dupla está 'não sei o quê'. Não há por que eu fazer um solo, fazer um projeto igual ao feito no Mitos, e agora com o lançamento desse EP, e depois voltar a dupla. Seria uma mediocridade, uma idiotice, não há por que ter esse tipo de carreira", contou o sertanejo, em entrevista ao jornalista André Piunti, no YouTube.

Músico exaltou a trajetória de sucesso ao lado do irmão, mas ressaltou a importância do encerramento do ciclo. "O momento da dupla passou. Foi um momento mágico. Todo mundo considera a dupla a mais afinada. Chegou aonde eu queria."

Canções da dupla foram temas de novelas. "Saudade" (1988) fez parte da trilha sonora da novela "Pacto de Sangue" (1989). Já na novela "Rei do Gado" (1996), a música "Mia Gioconda", gravada com Agnaldo Rayol, fez sucesso entre as canções presentes na produção.

Ralf lamenta morte do irmão

Chrystian em entrevista para o Domingo Espetacular
Chrystian em entrevista para o Domingo Espetacular Imagem: Reprodução/Record TV

Músico, que compartilhou uma foto ao lado do irmão, contou que não conseguiu se despedir do ex-companheiro de dupla. "Meu irmão querido, fizemos sempre o nosso melhor. Diante dos nossos compromissos, infelizmente não conseguimos nos despedir, mas tenho certeza de que nosso 'Pai' te encaminhará na luz junto ao Senhor Jesus! Descanse em paz."

Continua após a publicidade

Chrystian morreu nesta quarta-feira (19), aos 67 anos. A causa da morte não foi divulgada pela equipe de Chrystian. Ele deu entrada no hospital na manhã de quarta-feira após passar mal em casa e ficou internado, segundo sua assessoria, em virtude de diagnóstico que exigia "repouso imediato e tratamento especializado".

Em fevereiro, o artista foi internado no Hospital do Rim, da Fundação Oswaldo Ramos, em São Paulo. Ele havia sido diagnosticado com rim policístico e receberia um transplante do órgão da esposa, Key Vieira, mas teve o procedimento adiado em virtude de um cateterismo.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.