Peter Hook toca em SP o melhor de suas ex-bandas New Order e Joy Division

Este texto poderia começar assim: Peter Hook, ex-baixista do Joy Division, faz show em São Paulo com repertório da coletânea "Substance" (1988). Ou assim: Peter Hook, ex-baixista do New Order, faz show em São Paulo com repertório da coletânea "Substance" (1987). Qualquer que seja o início, uma coisa é certa: o show com o melhor de duas das bandas inglesas mais legais do pós-punk vai ser imperdível para os fãs de ambas.

O que aconteceu?

Peter Hook vem ao Brasil em agosto para apresentar show com repertório baseado em duas coletâneas de mesmo nome lançadas nos anos 1980 pelas suas ex-bandas Joy Division e New Order. "Substance" é a primeira coletânea do New Order, lançada em 1987, que acabou se tornando o álbum mais popular do grupo inglês; e é também o nome da compilação de singles do Joy Division, lançada um ano mais tarde.

O icônico baixista vem a São Paulo acompanhado da The Light. Ela é formada por David Potts (guitarra/vocal), Paul Kehoe (bateria), Martin Rebelski (teclados) e Paul Duffy (baixo/vocal).

O repertório vai estar repleto de hits e de clássicos. Entre eles "Bizarre Love Triangle", "Blue Monday", "Ceremony", "Perfect Kiss", "Temptation" e "Thieves Like Us", do New Order, e "Atmosphere", "Dead Souls", "Love Will Tear Us Apart", "She's Lost Control" e "Transmission", do Joy Division.

As capas das coletâneas 'Substance' do New Order (de 1987) e do Joy Division (de 1988)
As capas das coletâneas 'Substance' do New Order (de 1987) e do Joy Division (de 1988) Imagem: Reprodução

Ainda me surpreende como é divertido tocar os LPs 'Substance'. O contraste entre Joy Division e New Order é muito aparente, mas ambos se complementam muito bem. Minha única frustração é não ser capaz de tocar mais de nossos discos a cada noite. Estou totalmente ansioso por essa fase. Peter Hook

O New Order em 1989: a partir da esq., a tecladista Gillian Gilbert, o baterista Stephen Morris (ao fundo), o vocalista e guitarrista Bernard Sumner e o baixista Peter Hook, durante viagem em Nova York
O New Order em 1989: a partir da esq., a tecladista Gillian Gilbert, o baterista Stephen Morris (ao fundo), o vocalista e guitarrista Bernard Sumner e o baixista Peter Hook, durante viagem em Nova York Imagem: Bob Berg/Getty Images

O show marca a volta de Hook ao Brasil, novamente com músicas dessas coletâneas; o baixista está brigado com os outros membros do New Order. Esta será a única apresentação dele na América do Sul, em 2024, e acontece no dia 27 de agosto na Audio, em São Paulo.

Peter Hook foi co-fundador, baixista e compositor do Joy Division. O grupo teve vida curta e intensa, que durou até o suicídio de seu vocalista, Ian Curtis, em 1980.

Continua após a publicidade

A tragédia levou os integrantes restantes a formarem o New Order. Com novo nome, o grupo conquistou as pistas do planeta nos anos 1980, com uma mistura de rock, teclados, beats e letras depressivas.

Ao lado de Ian Curtis, Peter Hook toca baixo em show do Joy Division na Inglaterra, em 1979
Ao lado de Ian Curtis, Peter Hook toca baixo em show do Joy Division na Inglaterra, em 1979 Imagem: Chris Mills/Redferns

Essa não é será a primeira vez que Hook revisita a obra do Joy Division. Em 2010, o baixista celebrou a influência do grupo com show no qual o álbum 'Unknown Pleasures" foi tocado na íntegra.

Peter Hook toca com o Joy Division em show na Inglaterra em 1980
Peter Hook toca com o Joy Division em show na Inglaterra em 1980 Imagem: Chris Mills/Redferns

Hook ainda teve uma outra banda, a Revenge, que mudaria de nome para Monaco. Ela foi formada durante um intervalo na carreira do New Order, no final dos anos 1980, com David Potts, guitarrista que o acompanha ainda hoje, na The Light.

Peter Hook & The Light

Quando: dia 27/8, às 22h
Onde: Audio (av. Francisco Matarazzo, 694, Água Branca, São Paulo, SP)
Quanto: a partir de R$ 120
Classificação: 18 anos.
Ingressos à venda pelo site da Ticket360.

Deixe seu comentário

Só para assinantes