Juliana Paes sobre PL do aborto: 'No Brasil, você tem que reiterar o óbvio'
Juliana Paes, protagonista do melodrama "Pedaço de Mim" (Netflix), comentou sobre discussões relacionadas ao aborto após a repercussão do Projeto de Lei 1904/2024. PL equipara o aborto a homicídio após 22 semanas de gestação, mesmo em casos de gravidez derivada de estupro.
No Brasil, às vezes, parece que você tem que ficar reiterando o óbvio. Nós, que somos mulheres, temos lugar de fala. Não existe comparação com o que acontece com o corpo de uma mulher abusada. Não existem palavras. Vocabulário é curto para tentar contar emoção, sensação, o misto de sentimentos. O nojo, vergonha, a incompreensão e principalmente a culpa.
Juliana Paes em papo com Splash
O que disse Juliana Paes
Aborto é tema citado em produção da Netflix. Atriz afirmou ser uma "grande coincidência", pois PL não era discutida publicamente quando artistas gravaram série.
Debate precisa ser tratado como questão de saúde pública e discutido pelas mulheres. Já que a gente não pode ter isso tratado por mulheres, porque não temos uma maioria nos espaços políticos, mas que isso seja tratado e falado pelas mulheres. A gente precisa de vozes femininas tratando desse assunto. É disso que sinto falta.
Juliana Paes
Vladimir Brichta, que também protagoniza série da Netflix, concordou com Juliana Paes. "Se os homens engravidassem, ninguém estaria discutindo se o aborto é permitido ou não. Então, vamos escutar as mulheres", pediu em papo com Splash.
"Pedaço de Mim" acompanha Liana (Juliana Paes), uma mulher que sonha em ser mãe e que acaba tendo sua trajetória atravessada por eventos de grande força dramática: a infidelidade do marido Tomás (Vladimir Brichta) e uma gravidez de gêmeos de pais diferentes, uma raridade científica.
Disposta a lutar para manter a situação em segredo, Liana se vê em meio a uma confusão de sentimentos, sem saber se conseguirá amar igualmente as duas crianças e manter suas relações familiares da mesma forma.
Trabalho 'impactante' e 'difícil'
Atriz revelou dificuldades para gravar cena em que Liana sofreu abuso. "O que tentei fazer foi usar a parte mais mecânica do meu corpo e do meu cérebro. Temos uma coreografia. É tentar fazer aquele balé, aquela dança. Foi dessa maneira que me defendi um pouco como mulher dentro da cena."
É impactante fazer, é muito difícil. E, intimamente, mexeu comigo de um jeito que, pela primeira vez, era difícil voltar para casa. A gente brinca de nunca levar o personagem para cama, mas, pela primeira vez, foi muito difícil esquecer. Eu tinha dificuldades no meu relacionamento em casa.
Juliana Paes
Brichta destacou egoísmo de Tomás, que tem dificuldade de lidar com gestação de Liana. "Os personagens têm sentimentos muito reais. É muito fácil entender, mas, às vezes, é difícil você defendê-lo. Esses sentimentos, ainda que reais, podem ser reprováveis."
O que sabemos de 'Pedaço de Mim'?
"Pedaço de Mim" estreia no dia 5 de julho. A trama conta ainda com Felipe Abib, Palomma Duarte e João Vitti no elenco.
Netflix chama a produção de série de melodrama. Na América Latina, o melodrama ficou muito conhecido devido às telenovelas. Inclusive, muito se fala que "Pedaço de Mim" será a primeira novela da Netflix.
Por trás das câmeras, "Pedaço de Mim" traz nomes experientes nas novelas da Globo. A direção-geral é de Maurício Farias, que já participou de equipe de diversas novelas globais, como o clássico "A Viagem" (Globo). A criação e roteiro da trama ficam por conta de Ângela Chaves. Experiente autora de novelas que escreveu o remake de "Éramos Seis" (Globo) em 2019.
Deixe seu comentário