Tudo grátis! Marisa Monte canta na USP, e Carlinhos Brown faz show em Copa

Dois dos Tribalistas se apresentam separadamente neste fim de semana: Marisa Monte celebra os 90 anos da Universidade de São Paulo (USP), neste sábado (22), e Carlinhos Brown faz show no Vale Festival, na Praia de Copacabana, no domingo (23). Em comum, além de as apresentações serem gratuitas, os artistas serão acompanhados de orquestras. Ela canta com a Osusp (Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo); ele, com a OOP (Orquestra Ouro Preto).

O que aconteceu

A cantora Marisa Monte se une à Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) em um concerto gratuito que celebrará os 90 anos da Universidade. O evento será realizado neste sábado (22), a partir das 15h, na Praça do Relógio, localizada dentro do campus da USP, no Butantã, em São Paulo.

O concerto apresentará os maiores sucessos da carreira da artista em arranjos especiais para orquestra. A regência é do maestro André Bachur, e contará com a presença de 60 músicos no palco. O evento arrecadará alimentos não perecíveis e agasalhos para serem doados para a Central Única das Favelas (Cufa) e doações para o programa USP Diversa. Não há necessidade de retirada de ingressos.

Participar de um concerto gratuito com a Orquestra Sinfônica da USP, no campus da Universidade de São Paulo, maior instituição de educação pública do Brasil, é um sonho pra mim. Viva a música! Viva a educação! Viva a arte e a cultura! Estou muito feliz em poder me apresentar pela primeira vez com uma orquestra, na esperança de ver um grande coral cantando conosco. Marisa Monte

Marisa Monte se apresenta neste sábado na comemoração dos 90 anos da Universidade de São Paulo (USP)
Marisa Monte se apresenta neste sábado na comemoração dos 90 anos da Universidade de São Paulo (USP) Imagem: Sergione Infuso/Corbis via Getty Images

No Rio, no domingo (23), Carlinhos Brown encerra o Orquestra Ouro Preto Vale Festival, na Praia de Copacabana, na altura do posto 2. Após a estreia na avenida Paulista, em maio, o espetáculo terá sua segunda edição nas areias do Rio, onde os ritmos afro-brasileiros de Brown vão se unir novamente à OOP.

O concerto faz um passeio pela obra do artista. Nessa união singular, cabem o berimbau, a percussão e os metais, que se apresentam em harmonia com os violinos e violoncelos. Integram o repertório hits como "Amor I Love You", "Já Sei Namorar", "Vilarejo", "Maria de Verdade", "Segue o Seco", "ECT" e as dançantes "Quixabeira" e "A Namorada".

Carlinhos Brown se apresenta na Praia de Copacabana, no Rio, no Orquestra Ouro Preto Vale Festival, neste domingo (23)
Carlinhos Brown se apresenta na Praia de Copacabana, no Rio, no Orquestra Ouro Preto Vale Festival, neste domingo (23) Imagem: Mike Egerton/PA Images via Getty Images
Continua após a publicidade

Para mim, clássico é tudo que perdura no inconsciente coletivo, e a Orquestra Ouro Preto se encontra nesse lugar tão tradicional quanto moderna. Me sinto muito honrado por estar novamente ao lado desse conjunto de tamanha excelência musical e animado em apresentar o espetáculo, agora aos cariocas e turistas de todo o mundo que se encontram em Copacabana. Carlinhos Brown

A OOP abrirá o festival no sábado, 22, com um concerto dedicado ao repertório do grupo A-Ha. Um dos maiores sucessos da formação mineira, o espetáculo que homenageia a banda norueguesa, ícone dos anos 1980, foi criado em 2021, no formato live, tendo o repertório lançado posteriormente nas plataformas digitais, com o aval dos próprios integrantes do grupo.

Encerrando a noite de sábado, a OOP receberá o grupo mineiro Pato Fu (formado por Fernanda Takai, John Ulhoa, Ricardo Koctus, Xande Tamietti e Richard Neves). A apresentação em Copacabana marca o lançamento do álbum que eternizou esse encontro inusitado, "Rotorquestra de Liquidicafu".

A banda mineira Pato Fu
A banda mineira Pato Fu Imagem: Alexandre Biciati/Divulgação

No domingo, 23, a Orquestra inicia o programa com a apresentação do concerto que celebra a obra de Luiz Gonzaga. Em "Gonzagão: Concerto para Cordas e Trio Pé de Serra", a formação coloca toda sua excelência e versatilidade a serviço das canções de um dos maiores gênios da história da música brasileira. As cordas da Orquestra abrem espaço para sanfona, o triângulo e a zabumba.

Orquestra Ouro Preto Vale Festival

Quando: sábado (22) e domingo (23), às 17h30
Onde: Praia de Copacabana, altura do Posto 2, Rio de Janeiro, RJ
Quanto: gratuito

Continua após a publicidade

Programação

22/6
17h30 - Orquestra Ouro Preto: A-Ha
19h - Rotorquestra de Liquidicafu: Pato Fu e Orquestra Ouro Preto

23/6
17h30 - Gonzagão: Concerto para Cordas e Trio Pé de Serra
19h - Orquestra Ouro Preto e Carlinhos Brown

Marisa Monte e Orquestra Sinfônica da USP

Quando: sábado (22), às 15h
Onde: Praça do Relógio - Campus da USP, Butantã, São Paulo, SP
Quanto: gratuito

Deixe seu comentário

Só para assinantes