Campina Grande ou Caruaru: qual cidade tem o melhor São João?
Na tentativa de explicar uma paixão, vou me apegar à mais famosa paixão nacional: o futebol. Se você é corintiano(a), conseguiria explicar o seu sentimento para um(a) palmeirense? Ou se é flamenguista, como explicaria para um(a) torcedor(a) do Flu?
A resposta acaba sendo meio óbvia: cada um se sente do mesmo jeito a respeito do seu time. Para quem é de fora do Nordeste, é difícil ter a devida noção do que significa o mês de junho e o São João, mas, assim como o futebol está para o Brasil, o São João está para o nordestino: é uma paixão.
Há décadas, existe uma "disputa" entre Campina Grande (PB) e Caruaru (PE) pelo título de melhor São João do mundo. O mote da cidade paraibana é "o maior São João do mundo". Para não ficar pra trás, os pernambucanos colocaram logo um "o MELHOR E MAIOR São João do mundo".
A briga segue nas redes sociais. Um pernambucano publicou um vídeo do Polo Azulão, um polo alternativo em Caruaru, lotado de gente. E debochou: "Imagina pensar que São João de Campina Grande é maior Caruaru [risos]".
Imagina pensar que Sao João de Campina Grande é maior Caruaru. Kkkkkkkkk
-- Allan Araújo (@AraujooAllan) June 8, 2024
Caruaru em um simples Polo alternativo... pic.twitter.com/OroIdfIIr4
A picuinha não se restringe à internet. Nas ruas de ambas as cidades a rivalidade é sempre lembrada, mesmo que de forma sutil. "Veio conhecer o São João? Já sabe que nem vale a pena ir para Caruaru, né?", brincou uma senhora ao falar com esta repórter em Campina Grande.
Essa disputa surgiu de forma muito natural, já que as duas cidades são muito semelhantes e que, quanto mais famosa a festa, mais dinheiro entra no município.
E há o fator mais importante de todos: o São João é essencial para a manutenção do sentimento de nordestinidade, como explicou o doutor em História Estevam Machado em entrevista a Splash no início do mês.
Tanto Caruaru quanto Campina Grande, quando disputam esse título de melhor ou de maior São João do mundo, estão disputando também um certo discurso de segurar essa nordestinidade, de dizer assim: 'a gente levanta a bandeira do que é ser nordestino, do que é ser o campinense ou caruaruense'. Estevam Machado
No que diz respeito a dias de festa, Caruaru começou os festejos ainda em abril, totalizando 72 dias de celebração. Mas as principais atrações só apareceram em junho, totalizando uns 30 dias, como de praxe. Campina Grande teve 33.
Já em relação às atrações, as duas cidades trouxeram artistas renomados do forró, gente do sertanejo e do piseiro e abriram espaço a outros ritmos —Matuê, por exemplo, se apresentou em ambas.
Sobre o público, nos dois municípios as pessoas faziam fila para entrar nos pátios principais. E iam abrindo o sorriso no rosto e dando pulinhos quando ouviam aquele pé-de-serra já manjado, que Luiz Gonzaga lançou na década de 80 e seguimos ouvindo até hoje.
E nas duas cidades, e em todo o Nordeste, acenderam-se fogueiras pelas ruas no dia 23 e ouviram-se muitos fogos à 0h do dia 24, dia de São João.
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receberPortanto, qual o melhor São João? Assim como a resposta sobre a paixão pelo time de futebol é meio óbvia, aqui também é: depende de onde você nasceu.
Deixe seu comentário