Competição interestadual encerra Festival de Quadrilhas Juninas de Mossoró

Com arquibancadas lotadas, a Arena Deodete Dias encerrou as apresentações de quadrilhas juninas de 2024 no último domingo (23), véspera de São João. Nesta edição, o Festival Independente recebeu mais de 130 grupos juninos que se apresentaram em 11 dias de muita festa.

"O desempenho da Arena neste ano foi ainda melhor do que nos anteriores. Todas as noites foi esse público, com lotação máxima, o pessoal assistindo na rua porque não cabe na Arena. Sem contar a participação de mais quadrilhas nesta edição", avaliou Magdyell Menahem, coordenador do Festival.

Instalada no Corredor Cultural de Mossoró, no Rio Grande do Norte, a Arena carrega o nome da professora Deodete Dias, que se dedicou ao movimento junino por mais de 40 anos.

Com mais de 20 anos de existência, o Festival Independente de Quadrilhas Juninas mantém viva a história de tradição que começou nos bairros mossoroenses e influenciou a criação do Mossoró Cidade Junina (MCJ).

Além da longevidade, a competição atrai os grupos juninos por ser uma das maiores da região do Nordeste que compreende o Rio Grande do Norte e Ceará. Fora a premiação em dinheiro, as quadrilhas participam do Festival como forma de ganhar visibilidade no meio quadrilheiro.

De Maracanaú, no Ceará, a Junina Sertão Dourado viajou mais de 240km para se apresentar em Mossoró. "É um Festival conhecido pela nação quadrilheira de todo o Brasil, e o que a gente quer é estar aqui mostrando nosso trabalho, um pouco da nossa cultura para o mundo. É isso que nos motiva a vir para Mossoró", disse Janiel Vyctor, noivo da quadrilha.

Janiel Vyctor, noivo da quadrilha Junina Sertão Dourado. Foto: Thífanny Alves.
Janiel Vyctor, noivo da quadrilha Junina Sertão Dourado. Foto: Thífanny Alves. Imagem: Thífanny Alves

Diversidade de categorias é diferencial do festival

A diversidade de categorias também é um diferencial do Festival de Quadrilhas do MCJ. As competições se dividem em Municipal, com grupos na modalidade Estilizada (adulto e infantil); Tradicional (adulto e infantil); Festival da Colheita; Festival da Melhor Idade; e Comédia.

Continua após a publicidade

Na categoria Estadual participam grupos da Estilizada e Tradicional, e na Interestadual apenas quadrilhas estilizadas - estas apenas para adultos.

A ideia da variedade é oportunizar a participação de diferentes públicos, valorizando a cultura regional. "Nós trabalhamos com todas as categorias. É infantil, adulto, idosos. As quadrilhas da zona urbana e rural de Mossoró. Nós pegamos todos os públicos e colocamos dentro desse Festival", explicou Magdyell Menahem.

Neste ano as apresentações começaram no dia 31 de maio, com a escolha do Rei e Rainha do MCJ. Já o encerramento ficou por conta do Festival Interestadual, com a participação de mais de 20 quadrilhas, em sua maioria cearenses.

Não à toa a grande campeã da competição veio de Fortaleza: Quadrilha Ceará Junino.

Ceará Junino enalteceu o jumento como herói do Nordeste. Foto: Thífanny Alves.
Ceará Junino enalteceu o jumento como herói do Nordeste. Foto: Thífanny Alves. Imagem: Thífanny Alves/Splash UOL

Com 21 anos de história, o grupo enalteceu a figura do jumento como rei do sertão e herói do Nordeste na temporada de 2024. Rainha da quadrilha, Alberta Ferreira divide a majestade com o animal. Na apresentação solo, ela levou o público ao delírio realizando quatro giros.

Continua após a publicidade

Esta noite vai ficar marcada para o resto da minha vida. Foi inexplicável a recepção do público! Dançar São João é incrível, mas estar no Festival de Mossoró é surreal. Sem dúvidas é uma das competições que mais mexe comigo.

Os aplausos e gritos do público para a quadrilha foram confirmados pelo júri do concurso: além do 1º lugar, a Ceará Junino levou os troféus de melhor casal de noivos, melhor rei, melhor rainha e melhor marcador.

O pódio da competição ainda contou com a Filhos do Sertão também de Fortaleza, em segundo lugar, e a Junina Lumiar, de Recife, em terceiro lugar. Ao todo, o Festival de Quadrilhas de Mossoró distribuiu R$ 200 mil em premiação.

Deixe seu comentário

Só para assinantes