Maria Casadevall sobre sua sexualidade: 'Vi atração por homens como regra'

Maria Casadevall, 36, falou da sua sexualidade. Lésbica, a atriz afirmou que enxergou a atração por homens como regra e o desejo por mulheres como experiência.

O que aconteceu

A atriz afirmou que, desde cedo, percebeu que também se sentia atraída por mulheres. "Mas, por conta da heteronormatividade em que cresci inserida, sempre enxerguei a minha atração por homens como a 'regra a ser afirmada', e o meu desejo por mulheres como uma 'experiência para ser vivida'", contou ela, em entrevista à Marie Claire.

Eu nunca reprimi, mas mantinha ele à parte de qualquer reconhecimento, por nem cogitar que houvesse espaço ou possibilidade da homoafetividade assumir um lugar central na minha vida, tanto pessoal, quanto pública, e isso tem nome: heteronormatividade compulsória. Maria Casadevall

De acordo com ela, só aos 31 anos, ela compreendeu que era vítima de uma estrutura imposta pela sociedade. "Nos obriga a enxergar a heteronormatividade como via única para o 'sucesso amoroso' e também compreendi toda a miopia social e distorção emocional que estavam pesando sobre as minhas escolhas afetivas", disse.

Ela destacou que viu a importância de que se assumisse publicamente. "Entendi o quanto era importante pessoal, pública e politicamente que eu assumisse o quanto o amor entre mulheres, hoje, ocupa espaço de protagonismo na minha vida".

Na entrevista, ela ainda desabafou sobre relacionamentos com homens. Maria namorou durante um período Caio Castro. Tive uma vida afetiva de relacionamentos com homens cisgênero (comecei a namorar aos 16), mas como não sabia identificar essa pressão, encarava com naturalidade o desconforto que vinha como consequência das minhas escolhas. Não sabia nomear, mas sabia que alguma coisa estava meio fora do tom, fora do lugar".

Deixe seu comentário

Só para assinantes