Aos 89 anos, inglês herói de guerra fugiu para França e comemorou o Dia D
"A Grande Fuga" chega hoje aos cinemas e marca o último filme da carreira de Michael Caine, 91. A produção é baseada na história verdadeira de Bernard Jordan, um veterano da Segunda Guerra Mundial que, aos 89 anos, fugiu da sua casa de repouso em Hove, Sussex, no Reino Unido.
O que aconteceu
O homem queria participar de um evento na França, em 2014, que marcava o 70º aniversário do Dia D, o desembarque das tropas Aliadas nas praias da Normandia. À época, ele estava com 89 anos, e o lugar onde morava não o colocou na lista de participantes de uma viagem organizada por eles para a celebração.
Jordan serviu no 13º Batalhão de Paraquedas e saltou na Normandia na noite anterior ao Dia D. Ele lutou na batalha de Pegasus Bridge e foi capturado pelos alemães logo depois. Ele passou o resto da guerra em um campo de prisioneiros de guerra.
No dia 5 de junho de 2014, Jordan saiu da casa de repouso The Pines às 10h30, vestindo apenas uma jaqueta e suas medalhas de guerra por baixo de uma capa de chuva. À noite, os funcionários da casa estavam preocupados com Jordan, que não havia retornado, e chamaram a polícia.
Jordan pegou trem para Brighton, onde então fez uma viagem de barco pelo Canal da Mancha até a França. Às 22h30 naquela noite, um veterano mais jovem ligou para a casa de repouso e reportou que Jordan estava bem e hospedado em um hotel em Ouistreham, perto da cidade portuária de Caen, na França. Embora sua esposa estivesse ciente de seus planos de viagem, sua viagem não anunciada chamou a atenção do mundo e rendeu a Jordan o apelido de "Grande Fugitivo".
Meus pensamentos estavam com meus companheiros que foram mortos. Eu ia prestar meus respeitos. Fiquei um pouco perdido, mas cheguei lá.
Bernard Jordan
Em 6 de junho de 1944, 156 mil soldados aliados invadiram as praias da Normandia. Estima-se que 2.500 a 4 mil morreram no local. Outros 9 mil alemães também morreram nos desembarques.
À época da homenagem, Jordan disse ter ficado incomodado com a atenção que recebeu pela notícia de sua fuga. "Havia muitas outras pessoas nas praias da Normandia naquele dia. Essa adorável atenção é para eles, na verdade, não para mim", disse o veterano ao The New York Times.
Após o evento, Jordan voltou para sua casa de repouso. Ele foi recebido como um herói por seus colegas residentes.
Bernard Jordan morreu em 2015, aos 90 anos.
"A Grande Fuga"
O filme conta com Michael Caine no papel de Bernie Jordan e Glenda Jackson como sua esposa. A direção é de Oliver Parker, de "Nadando com Homens" (2018).
No Rotten Tomatoes — agregador online de críticas —, o filme está com 89% de aprovação dos críticos especializados. Entre o público, são 85%.
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receber
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.