Paula Mattos conta como virou 'máquina de hits': 'Mais de 10 em um dia'

Convidada do programa No Tom, apresentado pelo locutor e jornalista Zé Luiz e a cantora e compositora Bebé Salvego, Paula Mattos lembrou do início de sua carreira, composições de sucesso e eventos inusitados que viveu ao entrar no mundo da música.

A cantora e compositora, que escreve músicas desde os 12 anos, lembra como lançou sua carreira. "Aos 7 anos, pedi um violão para meu pai. Ele me deu aqueles de feirinha, pequenino, e depois comprou um de aprendiz para mim", conta ela, que está atualmente com o projeto Elementos, do qual já lançou o Fogo e Água, com gravações ao ar livre.

Com alguns livros de estudo e compondo canções de 'amor adolescente' no quarto, Paula começou a tocar aos 15 anos em pizzarias e praças de alimentação. "Muito visionária", comenta Bebé no programa.

Siga o Splash no

Seu primeiro trabalho "mais profissional" na música foi como backing vocal na dupla Thaeme e Thiago. Juntos em São Paulo, eles escreveram 13 músicas em uma semana — em termos de composições não finalizadas, chegaram a fazer 10 em um dia. "Fui fazendo pontes e os meus caminhos. A música vai te conectando às pessoas", conta.

Os dois anos com backing vocal também a aproximaram de Thaeme, quem Paula considera seu "melhor exemplo" de artista. "Ela é muito profissional. Acabei levando algumas coisas dela para a minha vida, de como tratar as pessoas (...) Na estrada, não permito bebidas, drogas e essas coisas, porque ali é trabalho".

70% comercial, 30% autoral

Siga o Splash no

Paula afirma que o processo criativo de seus trabalhos atualmente tem sido "gostoso, mas estressante". "Não é só glamour, é um desafio".

Continua após a publicidade

Hoje em dia, ela se utiliza de "campings" para compor e tenta equilibrar as criações em 70% músicas comerciais e 30% "do que gosta", mais autorais. "Grandes artistas sabem sua verdade", explica.

Cantora comenta a 'lágrima' que emocionou milhões de fãs

A cantora também diz que "Que Sorte a Nossa", música conhecida pela voz de Matheus & Kauan, é a única que acredita que deveria ter gravado em sua voz desde o início. "É a música da minha vida", disse.

Em 2015, após o lançamento da canção pela dupla, ela publicou a sua interpretação. "Em uma semana, deu 100 mil views — o que, para mim, era muito", lembra. "A gente deixou aquela emoção [falar]. A lágrima caiu no 'timing' certo — aquilo foi Deus, porque a gente nem tinha perspectiva para aquele projeto".

Paula diz que a música ajudou "os dois lados", mas deixou um "gostinho" de que deveria ser dela. "Mas se não fosse desse jeito, talvez não tivesse acontecido o que aconteceu", pondera. "Ajudou eles, que já tinham uma carreira bem estável e foi só melhorando, e para mim foi uma abertura de portas incrível".

Continua após a publicidade

No Tom

No novo videocast de Splash, Zé Luiz e Bebé Salvego entrevistam artistas de diferentes vertentes num papo cheio de revelações, lembranças e muito amor pela música. Assista ao programa completo com Paula Mattos:

3 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Rodrigo Leal da Veiga

É muito fácil enriquecer com sertanejo no Brasil, o agronegócio endinheirado enterrou o rock e o pop dos anos 80 e 90, capitalizou o estilo sertanejo nas últimas décadas e transformou em epidemia, isso explica as aberrações que aparecem. São aquelas vozes arrastadas, sem brilho e enfadonhamente copiadas se repetindo a exaustão, as letras falando das mesmas coisas, ilusões tolas ligadas a amigos, amores, carências afetivas e emocionais, bebedeiras, sedução barata com um pé pesado na vulgaridade. As exigências para ser sucesso com sertanejo são muito baixas e o sarrafo não para de descer, assim qualquer um tem a sua chance nesse mercado de muito dinheiro, pouca qualidade e baixas expectativas.

Denunciar

Martim Affonso Ferreira de Goes

Tá de brincadeira,se perguntar pra 100,80 vão dizer que nunca ouviram falar dessa criatura.

Denunciar

Mauricio Fleury da Silveira Mestieri

Quase como uma 'formula' mágica....

Denunciar