'Canto música hétera mas sei fazer o trampo', diz MC Dricka sobre 'Sapatão'

Vestida de bruxa, MC Dricka lança seu feitiço com o álbum novo, "Caldeirão". Com sons em diferentes BPMs, a rainha do fluxo traz inovação ao apostar na mistura de estilos de funk em um único projeto.

A funkeira paulista conta ainda com os reforços do carioca TZ da Coronel, do mineiro MC Laranjinha e da cantora venezuelana Arca — conhecida por feats com Björk, Pablo Vittar e Rosalía. As novas músicas já estão na setlist do show que a cantora fará no palco favela do Rock in Rio em setembro.

Em conversa com Splash, Dricka explicou como nasceu a ideia de transformar "Caldeirão" em uma vitrine do que há de mais atual nas produções de funk.

A gente que canta música de putaria grava as letras e distribui para DJs do Brasil inteiro e acaba criando amizade com eles. Então, eu tive essa ideia de fazer um som com cada um. Assim a galera se sente representada também. O que acabou se tornando o diferencial do trabalho, por eu cantar em diferentes BPMs como o do funk paulista, carioca e de BH. A ideia desse álbum é que ele seja impactante no sentido de as pessoas entenderem que o funk é diverso. Daí eu decidi fazer um álbum para mesclar geral. MC Dricka

Dricka, que é lésbica e sempre foi cobrada para cantar música com a temática, traz no novo álbum a faixa "Sapatão", uma das produções assinada pelo DJ S2K. A música responde aos anseios do público e também da própria MC, que, em 14 anos de carreira, aposta em rimas para a comunidade LGBTQIAP+ pela primeira vez:

Essa música é um presente para fãs que sempre pediram isso. Mas também para mostrar para geral que não é porque eu canto música hétera que eu não sei fazer o trampo. Eu de fato só queria ficar um pouco mais forte na cena para que quando eu lançasse uma música com essa temática ela pudesse de fato ser ouvida por geral e tivesse uma divulgação massa. Por isso eu esperei por um bom tempo e também porque queria entregar algo que surpreendesse e a galera curtisse. Assim me dando mais espaço para que eu possa produzir outras.

MC Dricka na gravação do vídeo de 'Intenção do Vapo Vapo', com o DJ Ery
MC Dricka na gravação do vídeo de 'Intenção do Vapo Vapo', com o DJ Ery Imagem: Leonardo Almeida/Divulgação

Feats internacionais, novidades e Rock in Rio

A parceria com a cantora Arca nasceu quando as duas se apresentaram no Primavera Sound e se tornaram amigas. As duas mantêm contato por mensagem e ligações de vídeo desde então. A faixa "Golpeame" é uma das músicas de trabalho de "Caldeirão", ao lado de "Intenção do Vapo Vapo" e "Sapatão".

Continua após a publicidade

Assista ao vídeo da música 'Intenção do Vapo Vapo'

A gente criou uma amizade bem sólida e deixou de ser uma simples colaboração. Ela super curte o funk brasileiro. Aí resolvi colocar ela num mandelão com um refrão fazendo uma referência à Venezuela. Aí brisei ali em uma introdução maneira porque a galera de fora brisa em como a gente canta e coloquei o refrão em espanhol para que, quando a música tocar em algum rolé lá, os gringos possam cantar junto.

Dricka não vai parar por aí e pretende ampliar seu público na América Latina. Além de já ter outros feats internacionais na gaveta e projetos encaminhados: "É que eu gosto de fazer umas paradas surpresas, mas já tem outras colaborações no forno para sair, com feats na Alemanha e na Espanha. Também tem um projeto de colocar umas músicas no ritmo do pagode para que possa todo mundo curtir. É o fluxo no pagode. É para impactar".

Registro da gravação do vídeo da música 'Intenção do Vapo Vapo', da MC Dricka
Registro da gravação do vídeo da música 'Intenção do Vapo Vapo', da MC Dricka Imagem: Leonardo Almeida/Divulgação

Agora, a MC está em turnê com "Caldeirão" e se prepara para o Rock in Rio, onde se apresenta nos dias 20 e 21 de setembro, no Espaço Favela, ao lado de colegas como Livinho, Don Juan, PH, Hariel e IG. A cantora já esteve no Primavera Sound, The Town e Lollapalooza, mas aposta na inovação da música urbana para a Cidade do Rock.

Continua após a publicidade

Para mim está sendo majestoso, porque eu vou estar tendo uma ótima oportunidade de apresentar o fluxo e as minhas músicas nesses dois dias [de Rock in Rio]. Estamos preparando uma coisa revolucionária, diferente de todos os outros festivais que já tenho no currículo.

A cantora, que na verdade se chama Fernanda Adrielle, enxerga a Dricka como uma personagem da qual é fã: "Olhando para toda a minha trajetória, meu esforço, não tem não ser fã da Dricka. Eu vivo a Dricka, mas na hora de fazer meus trabalhos eu acabo sendo uma consumidora. E fazendo aquilo que eu gostaria de ouvir como fã. Eu sou minha fã".

Deixe seu comentário

Só para assinantes