Custo de animação brasileira equivale a 9 segundos da Pixar, diz diretor

Focada nas animações brasileiras, a 19ª edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto celebrou curta-metragens que marcaram a trajetória do cinema nacional.

Em coletiva, o diretor Marão (de "Bizarros Peixes das Fossas Abissais") falou sobre a importância do gênero cinematográfico e orçamentos limitados no mercado da animação. "Para fazer um filme deles, daria para fazer 9 segundos de 'Wish', o último da Disney", conta Vitor Búrigo no Plano Geral.

Com direito a uma homenagem a Alê Abreu, diretor de "O Menino e o Mundo" e indicado ao Oscar, o evento reuniu mais de 18 mil pessoas — incluindo a ministra Cármen Lúcia.

Diretores revelam suas inspirações para criar animações

Durante a mostra, diretores reconhecidos de animações também falaram sobre suas inspirações. Diretora de "Guaxuma", Nara Normande contou que a animação "Dimensões do Diálogo" (Jan Svankmajer) foi o pontapé inicial de seu trabalho, por ser um curta "mais orgânico" e trabalhar com barro.

Já Breno da Silveira Souza, diretor de "Estações de Florescimento", disse que seu primeiro contato com animações foi mesmo com a Disney. "Eu tinha o VHS da 'Branca de Neve' (...) e assistia muito com minha irmã. O mais fascinante não era o filme em si, mas o 'making of' do filme", lembra.

Apresentado por Flavia Guerra e Vitor Búrigo, Plano Geral é exibido às quartas-feiras, às 11h, no canal de Splash no YouTube e na home do UOL, com as principais notícias sobre cinema e streaming. Você pode ainda ouvi-lo no Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts.

Deixe seu comentário

Só para assinantes