Scorsese é apaixonado por esta obra-prima 'esquecida' de Hitchcock

"Um Corpo que Cai" é um clássico de Alfred Hitchcock que possui dezenas de elementos interessantes. O filme é um dos favoritos de Martin Scorsese, um dos grandes cineastas da geração mais recente do cinema.

A produção esteve inacessível ao público por décadas, já que Hitchcock comprou de volta os direitos de cinco de seus filmes, incluindo "Festim Diabólico", "Janela Indiscreta", "O Homem Que Sabia Demais" e "O Terceiro Tiro", e os deixou de legado para sua filha. Esses filmes foram relançados em 1984, quase 30 anos após seu lançamento inicial.

Apesar de sua aclamação moderna, "Um Corpo que Cai" não foi um sucesso inicial. Hitchcock culpou James Stewart por parecer velho demais para atrair o público, resultando no fim de suas colaborações.

O filme introduziu a técnica inovadora de zoom e afastamento simultâneo da câmera para simular vertigem, um efeito que custou US$ 19 mil por poucos segundos de filmagem.

Esses efeitos estão nas sequências do protagonista John 'Scottie' Ferguson (James Stewart), um detetive aposentado que sofre de acrofobia. Scottie é contratado por um antigo colega para seguir sua esposa, Madeleine Elster (Kim Novak), que exibe uma atração perigosa por lugares altos. À medida que Scottie a segue, ele enfrenta seus próprios medos e começa a suspeitar que Madeleine possa ser suicida.

Um Corpo que Cai
Direção: Alfred Hitchcock
Ano: 1958
Gênero: Thriller
Onde ver: Telecine

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.