'The Boys': críticas em meio a violência e sexo desagradam extrema direita
A nova temporada de "The Boys" está sendo exibida no Prime Video, mas parece que não está do agrado de uma boa parte do público. A produção recebeu a pior avaliação desde o início da série sobre super-heróis.
O quarto ano está com referências cada vez mais explícitas à extrema direita. São comuns as alusões às teorias da conspiração e aos grupos como o QAnon.
Os personagens envolvidos com o tema, como Múltiplo (Rob Benedict) e a Espoleta (Valerie Curry), estão relacionados também a cenas chocantes de sexo e violência. Esta última foi inspirada na congressista Marjorie Taylor Greene, abertamente apoiadora de Donald Trump. A personagem é uma podcaster que espalha teorias da conspiração.
Vale dizer que a crítica ao radicalismo da extrema direita americana é confirmada pelos produtores de "The Boys" desde a sua primeira temporada, lançada em 2019. Mas foi preciso que o quarto ano fosse lançado para que isso fosse percebido por uma parte do público.
A produção vem sendo chamada de "woke", termo usado para descrever pessoas como hipócritas e que se acham moralmente superiores, querendo impor suas ideias progressistas sobre os demais.
Entre a crítica especializada, "The Boys" continua bem avaliada. No Rotten Tomatoes - agregador online de críticas - a série tem 93% de aprovação em sua nova temporada. Já entre o público, a avaliação é de 53%, abaixo dos anos anteriores e se tornando o primeiro a ter o selo "podre" do site.
O criador da série, Eric Kripke, não vê problemas em ser chamado de "woke" e aconselha a quem não estar gostando a "assistir a outra coisa". "Eu claramente tenho uma perspectiva e não tenho vergonha de colocar essa perspectiva na série. Qualquer um que queira chamar a produção de 'woke' ou algo assim, tudo bem. Vá assistir a outra coisa. Mas eu certamente não farei rodeios ou pedir desculpas pelo que estamos fazendo", disse em entrevista ao The Hollywood Reporter.
Para Roberto Sadovski, colunista de Splash, não há nada na quarta temporada da série que não tenha sido apresentado anteriormente. "Mas existe um recorte de fãs que, além de não entender a ironia fina da série, demorou esse tempo todo para ver que ele mesmo é o alvo da piada. A vingancinha estilo quinta série dessa turma é xingar muito online - e tentar colocar a avaliação do público no chão. Não faz nenhuma diferença prática, e só ressalta exatamente a questão que The Boys sublinhou desde o começo: extremista é devagar das ideias."
A quarta temporada de "The Boys" está sendo exibida no Prime Video e os novos episódios são lançados todas as quintas.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.