5 horas por dias e cirurgia: as gravações do último filme de Michael Caine
"A Grande Fuga" marca o fim de uma era: é o último longa de Michael Caine, 91. Com diversos sucessos em sua carreira, é até difícil dizer por qual longa ele é conhecido. A trilogia "Batman", "Despedida em Grande Estilo", "Miss Simpatia", "Hannah e suas Irmãs", "Vestida Para Matar", "Lições Para Toda a Vida" e outros títulos aparecem em sua longa lista.
Em seu filme derradeiro, Caine interpreta o veterano de guerra Bernard Jordan, que aos 89 anos foge da casa de repouso na Inglaterra para estar na França em uma comemoração do Dia D. A história é baseada na história real de Bernard.
Por se tratar de um ator que já estava com uma idade avançada durante as gravações, foi preciso tomar certos cuidados. Oliver Parker, diretor de "A Grande Fuga", credita Shakira Caine, esposa de Michael, como uma peça fundamental para a produção acontecer. O ator precisou passar por uma cirurgia nas costas, em decorrência de uma estenose espinhal e andava com dificuldade. "Ela foi uma ótima ajuda", conta em entrevista a Splash.
Como estava se recuperando da operação, o seguro da produção liberou Michael Caine para gravar um número restrito de horas por dia. As gravações deveriam acontecer em apenas 30 dias, o que desesperou Parker. "Percebi que não era suficiente, mas Shakira me disse que, por ele, gravaria o dia inteiro. Alguns dias tínhamos 5 horas difíceis, mas houve dias em que ele estava mais forte e eu é quem tinha que mandá-lo parar. Tínhamos que ser flexíveis, e deu certo."
Oliver Parker, no entanto, não dá certeza de que este será o início da aposentadoria do ator. "Não é a primeira vez que ele diz isso, mas caso este filme seja mesmo o seu último, é um imenso prazer e honra", diz o diretor, em referência ao filme "A Última Turnê", de 2021, o qual Caine chegou a dizer ser seu último, mas voltou atrás.
No último dia de filmagem, ele disse: 'Este é meu último ato'. E eu disse: 'Isso depende de você, Michael'. Ele respondeu: 'É, talvez'. Depois, ele assistiu ao filme e disse que realmente será. Vamos ver.
Oliver Parker, a Splash
"A Grande Fuga"
O filme conta com Michael Caine no papel de Bernie Jordan e Glenda Jackson como sua esposa. A direção é de Oliver Parker, de "Nadando com Homens" (2018).
No Rotten Tomatoes — agregador online de críticas —, o filme está com 89% de aprovação dos críticos especializados. Entre o público, são 85%.