OpiniãoGames

Portátil nacional e primo de 'Persona': o que bombou na gamescom latam

Splash esteve na primeira edição da gamescom latam, realizada de 26 a 30 de junho em São Paulo, e mapeou quais os jogos e atrações de maior sucesso entre o público:

A aclamação do Zeenix

Público tem primeiras interações com o Zeenix na Gamescom 2024
Público tem primeiras interações com o Zeenix na Gamescom 2024 Imagem: Weslley Neto/Splash

O mistério feito pela TecToy a respeito do seu novo console Zeenix ajudou a fazer com que o estande da empresa fosse um dos mais frequentados durante a gamescom latam. O visitante que queria sentir o poder do PC portátil precisava encarar filas consideráveis, mas, mesmo assim, o público engajou na exibição dos dois jogos publicados pela desenvolvedora, "Damned 2" e "Master Lemon".

Splash experimentou o novo console em uma jogatina de "Damned 2" e se impressionou com o pouco peso do aparelho. Os botões são confortáveis e o direcional é daqueles mais moles, com os gatilhos se adaptam bem aos dedos. Do que deu para perceber do game, se trata de um jogo de terror com bons visuais e garantia de sustos.

A queridinha Nintendo

Cena do game "Luigi Mansion 2 HD"
Cena do game "Luigi Mansion 2 HD" Imagem: Reprodução

Um dos estandes de maior sucesso da gamescom latam foi o da Nintendo, que atraia um público grande com atrações novas e outras mais conhecidas entre o público. "Luigi's Mansion 2 HD", o mais recente game da franquia, formou filas expressivas, mas outros jogos mais antigos da empresa como "Mario Kart 8 Deluxe" e "Super Mario Wonder" eram sempre bem disputados.

O estande ainda causou uma comoção com a distribuição de brindes. Uma bolsa do Mario era dada para quem pegasse uma senha e apresentasse um QR code emitido pela conta Nintendo. Outra atração bem visitada foi a fila para tirar uma foto com Mario e Luigi, uma sensação principalmente entre as crianças.

Splash experimentou "Luigi's Mansion 2 HD", a novidade da vez, e garante que o game segue o padrão de qualidade do último jogo lançado da série. Um item, no entanto, decepciona: o visual. O game está mais bonito que sua versão original de Nintendo 3DS, mas está muito distante da beleza de "Luigi's Mansion 3". Destaque para a tradução em português, inclusive de nomes (o doutor E.Gadd agora é doutor "A.Luado").

Continua após a publicidade

Sucesso entre os gamers novinhos

Fortnite , da Epic Games
Fortnite , da Epic Games Imagem: Divulgação

Um dos jogos mais jogados da atualidade, "Roblox", teve como atração alguns painéis com jogadores relevantes. O estande do jogo estava sempre lotado com pessoas querendo ouvir histórias de streamers e construtores do game.

O estande da Epic também atraiu fãs exibindo "Fortnite" e outros jogos que rodam dentro da própria plataforma, além de um modo de construção de seu próprio game. Uma atração também foi a lhama presente no cenário da Epic Games, ainda que fosse proibido sentar no animal.

"Mortal Kombat 1" e "Elden Ring", sucessos já lançados

Sem a presença de lançamentos futuros, o público aproveitou games que já estão disponíveis nas lojas. No estande da Warner o game "Mortal Kombat 1" foi um sucesso, sempre com fila para jogar. O mesmo pode ser dito do "Multiversus", que retornou em formato definitivo.

Continua após a publicidade

Outro game que arrastou muitos jogadores na gamescom latam foi o DLC de "Elden Ring", de subtítulo "Shadow of the Erdtree". A qualquer momento do evento era possível encontrar fãs masoquistas apanhando de bosses e explorando as novas áreas do conteúdo extra do game da From Software.

Splash experimentou o DLC de "Elden Ring" e temos basicamente a mesma experiência do jogo original, ou seja, está maravilhoso para os fãs. Os visuais continuam inspirados e as lutas contra chefes continuam desafiadoras.

"Metaphor: ReFantazio" é o novo "Persona"?

Game "Metaphor" na gamescom latam 2024
Game "Metaphor" na gamescom latam 2024 Imagem: Fábio Garcia/Splash

"Metaphor: ReFantazio" era um dos raros games estrangeiros que estavam presentes no evento antes de seu lançamento mundial. Exibido com mais detalhes durante a semana do último Summer Game Fest, o game japonês é desenvolvido pela Studio Zero, estúdio criado em 2016 por Katsura Hashino, o diretor da série "Persona". A semelhança é tanta que um desavisado pode achar que se trata do próximo jogo da série de adolescentes revoltados.

Splash experimentou "Metaphor: ReFantazio" e saiu com uma boa impressão. Estavam disponíveis 3 cenários na demo de "Metaphor: ReFantazio", um de história, um de exploração de dungeon e outro de batalha de chefe, e tudo ali remete às qualidades de "Persona".

Continua após a publicidade

Andando pela dungeon é possível atacar os inimigos como em um RPG de ação, mas a qualquer momento é possível pressionar um botão e entrar no modo tradicional de combate por turno. Isso também pode ser ativado após golpear fortemente um inimigo para finalizá-lo com golpes especiais.

Ao menos na demo o chefe disponível não tinha dificuldade elevada, mas exigia que o jogador gerenciasse seus itens de cura. Felizmente os menus são tão bonitos (outra herança de "Persona") que nem era um sofrimento abrir a lista de itens e procurar os medicamentos. O game será lançado em 11 de outubro de 2024, para PlayStation 5, PlayStation 4, Microsoft Windows, Xbox Series X e Series S.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes