'Direito autoral não é favor': atores cobram Globo por reprises do Viva
Atores como Tuca Andrada e Sergio Marone cobraram a Globo publicamente pelas reprises do Canal Viva, usando a hashtag "Direito Autoral Não É Favor".
O que aconteceu
Tuca Andrada publicou o print de um suposto comentário de Mateus Solano em uma publicação do Canal Viva no Instagram.
No post, que anunciava a reprise de "Viver a Viva", Solano teria cobrado: "Quanto será que o Canal Viva vai faturar? E nós, intérpretes?" A publicação não está disponível atualmente.
Tuca corroborou com a opinião de Solano. "Post bom de ser compartilhado pelos coleguinhas de trampo".
Sergio Marone também fez a mesma cobrança com a hashtag Direito de Autor Não É Favor. "Quanto será que os atores vão ganhar com essa reexibição? Porque o Canal Viva vai faturar bastante..."
Uma pessoa questionou nos comentários se os atores recebem por direito de imagem quando uma novela é reprisada. A atriz Silvia Buarque respondeu que pelas reprises do Viva, não. "Recebemos no Vale a Pena Ver de Novo'. Em vendas internacionais uma miséria. Miséria mesmo, tipo R$ 30. No Viva nada".
Splash entrou em contato com a Globo, que mandou o seguinte posicionamento.
A Globo efetua todos os pagamentos referentes aos direitos autorais e conexos devidos a autores, diretores e atores, em obras reexibidas na TV Globo ou exibidas nos canais pagos e no Globoplay, de acordo com os contratos celebrados com cada um, reconhecendo a importância da preservação dos direitos de propriedade intelectual, dos quais é uma grande defensora.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.