Topo

Xica da Silva: mulher forte e negra da Colônia teve filme, novela e música

Taís Araújo caracterizada como Xica da Silva Imagem: Alexandre Campbell/Folhapress

De Splash, em São Paulo

03/07/2024 12h57

Chica da Silva se tornou assunto nesta quarta-feira (3) após a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) chamar a também deputada Benedita da Silva (PT-RJ) por este nome durante uma transmissão ao vivo.

Chica da Silva é uma personagem histórica. Ela era uma negra alforriada que se tornou uma das mulheres mais importantes da sociedade colonial de Minas Gerais no século 18.

Há quem se lembre também da personagem Xica da Silva (sim, com X), inspirada na história de Chica. Neste caso, ela ganhou filme, novela e música.

O filme

"Xica da Silva" é um filme brasileiro dirigido por Caca Diegues em 1976. Ele foi baseado no livro homônimo de João Felício dos Santos.

Zezé Motta era a protagonista. Junto a ela, estava Walmor Chagas no personagem de Comendador João Fernandes.

O longa se passa na segunda metade do século 18 e acompanha Xica da Silva, uma pessoa em situação de escravidão que seduziu o milionário João Fernandes, se tornando uma dama na sociedade de Diamantina. Ela passa a promover luxuosas festas e banquetes, algumas com a exibição de grupos de teatro europeus. Sua ostentação faz com que sua fama chegue até a corte portuguesa.

"Xica da Silva" foi um sucesso e chegou a ganhar o prêmio de melhor filme no Festival de Brasília. Cacá Diegues venceu como melhor diretor e Zezé Motta, melhor atriz.

A novela

"Xica da Silva" foi uma novela exibida entre 17 de setembro de 1996 e 11 de agosto de 1997, na extinta Rede Manchete. Ela substituiu "Tocaia Grande".

A produção foi protagonizada por Taís Araujo —personagem alçou a atriz ao estrelato aos 17 anos na televisão. Ela se tornou a terceira atriz negra a protagonizar uma novela brasileira. Walcyr Carrasco escreveu o roteiro, em colaboração com José Carvalho e direção-geral de Walter Avancini.

Com forte retratação histórica e apelo erótico, "Xica da Silva" se consolidou como uma trama que retratou um Brasil Colonial cruel e impiedoso. Historiadores sugerem que tanto a novela, como o filme, acabaram contribuindo para criar uma imagem negativa e estereotipada de Chica da Silva.

Música

Jorge Ben Jor gravou "Xica da Silva" no álbum "África Brasil", de 1976. A canção fala da ideia da "escrava que virou rainha".

A negra era obrigada a ser recebida como uma grande senhora da corte do rei Luís.
Letra da música 'Xica da Silva'

O que aconteceu

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) chamou a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) de "Chica da Silva" durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais. Zambelli se queixou de não ter sido autorizada a discursar na primeira reunião de mulheres parlamentares dos países que integram o G-20, evento realizado nesta terça (2), em Maceió (AL).

"Eu não vou ter poder de fala. Eu não vou falar porque provavelmente... não sei por que que eu não vou falar. Parece que já foi montada pela Secretaria da Mulher, que é a Chica da Silva que vai falar", disse a parlamentar do PL.

Nas redes sociais, Zambelli disse que confundiu o nome de Benedita. Ela respondeu a uma publicação do PT que a petista compartilhou, com um posicionamento sobre o comentário. "Conforme já falamos e me desculpei pela confusão no nome, a Sra [Benedita] sabe que isso passa longe de querer lhe ofender, muito pelo contrário, até porque a história da Chica é uma linda trajetória de coragem e determinação", escreveu Zambelli.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Xica da Silva: mulher forte e negra da Colônia teve filme, novela e música - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade