'Não pode morrer': você sabia das regras para o uso da imagem de Godzilla?
"Godzilla" é um dos grandes sucessos entre filmes de monstros gigantes. O personagem japonês conta com diversas adaptações, mas o que muitos não sabem é que, para que elas sejam feitas, é preciso seguir algumas regras.
A Toho, empresa responsável pelo monstrão, tem um Godzilla Room (Sala Godzilla em tradução livre). Ele é um grupo de 14 pessoas que gerenciam exclusivamente a marca Godzilla e prezam para que ela não seja prejudicada. Este departamento foi criado em 2016, depois do lançamento de "Shin Godzilla".
Comandada por Tetsuya Yoshikawa, a equipe criou um conjunto de regras que precisam ser seguidas em todos os projetos, seja audiovisual, games ou mercadorias. Para usar o monstro, é preciso aceitá-las.
O executivo não revelou todas as normas, mas em entrevista ao Livedoor, deu dois exemplos importantes:
- Godzilla nunca poderá morrer.
- Godzilla não pode caçar pessoas ou coisas como se fossem presas.
Para "Godzilla e Kong: O Novo Império", o mais recente dos filmes, a Room Godzilla foi utilizada. O japonês "Godzilla Minus One" também precisou ser aprovado.
Verificamos essas diretrizes na fase de roteiro de 'Godzilla Minus One'. O mesmo valeu para a versão [do monstro] de Hollywood. Supervisionar o filme esclarecendo acordos e princípios, em vez de apenas seguir a intuição, também ajuda na credibilidade do projeto.
Tetsuya Yoshikawa, ao Livedoor
"Godzilla Minus One" venceu o Oscar de melhor efeitos especiais em 2024. O filme está disponível na Netflix.
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