'Não pode morrer': você sabia das regras para o uso da imagem de Godzilla?

"Godzilla" é um dos grandes sucessos entre filmes de monstros gigantes. O personagem japonês conta com diversas adaptações, mas o que muitos não sabem é que, para que elas sejam feitas, é preciso seguir algumas regras.

A Toho, empresa responsável pelo monstrão, tem um Godzilla Room (Sala Godzilla em tradução livre). Ele é um grupo de 14 pessoas que gerenciam exclusivamente a marca Godzilla e prezam para que ela não seja prejudicada. Este departamento foi criado em 2016, depois do lançamento de "Shin Godzilla".

Comandada por Tetsuya Yoshikawa, a equipe criou um conjunto de regras que precisam ser seguidas em todos os projetos, seja audiovisual, games ou mercadorias. Para usar o monstro, é preciso aceitá-las.

O executivo não revelou todas as normas, mas em entrevista ao Livedoor, deu dois exemplos importantes:

  • Godzilla nunca poderá morrer.
  • Godzilla não pode caçar pessoas ou coisas como se fossem presas.

Para "Godzilla e Kong: O Novo Império", o mais recente dos filmes, a Room Godzilla foi utilizada. O japonês "Godzilla Minus One" também precisou ser aprovado.

Verificamos essas diretrizes na fase de roteiro de 'Godzilla Minus One'. O mesmo valeu para a versão [do monstro] de Hollywood. Supervisionar o filme esclarecendo acordos e princípios, em vez de apenas seguir a intuição, também ajuda na credibilidade do projeto.
Tetsuya Yoshikawa, ao Livedoor

"Godzilla Minus One" venceu o Oscar de melhor efeitos especiais em 2024. O filme está disponível na Netflix.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.