'Entrevista com Demônio': filme sobre possessão foi inspirado em caso real?
Do UOL, em São Paulo
06/07/2024 04h00
Entrou em cartaz nos cinemas brasileiros na quinta-feira (4), o filme de terror 'Entrevista com Demônio'. Sucesso de público nos Estados Unidos, muitas especulações foram feitas sobre os acontecimentos serem inspirados na vida real, o que não é o caso.
O filme
Originalmente chamado de 'Late Night with the Devil', o longa conta a história do apresentador Jack Delroy (David Dastmalchian), que está tentando recuperar a audiência do seu programa. Frágil por conta do luto com a morte trágica de sua esposa, ele decide recuperar o sucesso com um especial de Halloween.
O que era para ser uma noite de diversão, transformou-se em um pesadelo ao vivo. Jack está prestes a desencadear forças malignas que ameaçam a sua vida e a de todos os envolvidos no programa ao receber uma parapsicóloga (Laura Gordon) para mostrar o seu mais recente livro, mostrando a única sobrevivente de um suicídio em massa dentro de uma igreja satã.
Caso real?
O filme recorre a dois tipos de gêneros para contar a história, o mocumentário e found footage. A sensação de documentário deixou a dúvida sobre uma inspiração real no caso, mas os diretores Colin e Cameron Cairnes afirmaram que tudo foi criação ficcional da dupla.
Ficar acordado até tarde para assistir TV era uma espécie de tabu, mas nós assistíamos e víamos coisas que as crianças provavelmente não deveriam ver. Então, estávamos tentando capturar esse sentimento, assim como o perigo da TV ao vivo, a natureza improvisada dela, Cameron Cairnes em entrevista para a Variety.
Além da atmosfera dos programas televisivos, os irmãos também colocaram outra referência real. Um dos segredos revelados ao vivo é que Jack faz parte de um clube secreto. Composto por membros da elite, o Bohemian Club teria sido palco de rituais macabros.
Na vida real, o clube de mesmo nome em nada se parece com o que foi mostrado no filme. Jovens jornalistas, artistas e músicos que se consideravam boêmios realizavam encontros para beber e conversar sobre arte.O Bohemian Club inclusive teve membros renomados, a exemplo de Richard Nixon, Ronald Reagan e George H.W. Bush.