Topo

De Lava Jato a eleição: as brigas ao vivo na programação da GloboNews

As brigas ao vivo na programação da GloboNews Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

08/07/2024 04h00

Os comentaristas Demétrio Magnoli e Guga Chacra protagonizaram uma discussão ao vivo, no primeiro dia de julho, durante o Em Pauta (GloboNews). Eles falavam sobre a vitória da extrema direita no primeiro turno da eleição legislativa na França. O desconforto, porém, não foi um caso isolado no canal de notícias do Grupo Globo.

Desde dezembro de 2023, pelos mais diferentes motivos, apresentadores e comentaristas vivem momentos de tensão no ar. Alguns desses episódios, inclusive, destoam do esperado pelo público em programações noticiosas — sempre carregadas de debates e diferentes pontos de vista sobre um mesmo tema.

Relacionadas

Atrito por causa de Javier Milei

Demétrio Magnoli acumula algumas polêmicas Imagem: GLobonews/Reproduçao

Magnoli protagonizou uma discussão com os colegas Guga Chacra e Mauro Paulino ao defender o presidente da Argentina, Javier Milei, em dezembro de 2023. Ele falava das restrições do político a manifestações no país vizinho, afirmando que elas não proíbem a liberdade de expressão e sim os "piquetes", que, segundo ele, já não são permitidos em "democracias avançadas".

A fala desagradou os outros comentaristas do canal, que deixaram claro que nunca mencionaram "proibição" mas que, sim, Milei restringe liberdades. À época, a apresentadora do "Em Pauta", Leilane Neubarth, tentou amenizar o atrito entre os colegas. "O que achei muito interessante e vou dizer para vocês: veja como isso mexeu com a gente aqui, com os nossos comentaristas. Imagina como isso está mexendo com a Argentina."

'Torta de climão'

Daniela Lima deixou a CNN Brasil para trabalhar na GloboNews Imagem: Globo / Divulgação

Daniela Lima e Camila Bonfim protagonizaram uma "torta de climão", no dia 7 de fevereiro, durante o programa Conexão GloboNews. A ex-CNN Brasil mandou uma indireta à colega e a interrompeu para fazer correções ao vivo.

Dani falava sobre uma notícia da Operação Lava Jato, quando a colega ressaltou que o assunto poderia confundir alguns telespectadores. "Não tem nada a ver uma coisa com a outra. É engraçado que se criam uns ruídos aqui dentro. Ontem, nós passamos por isso aqui quantas vezes?", disse Dani Lima.

Apresentadora repreendida por comentarista

Leilane Neubarth é uma das apresentadoras do Conexão GloboNews Imagem: Reprodução/GloboNews

Gabeira, Leilane Neubarth e Dani protagonizaram um desentendimento, em abril de 2024, ao vivo. A discussão aconteceu durante uma conversa sobre o julgamento de juízes ligados à Lava Jato pelo Conselho Nacional de Justiça. A ex-CNN acabou repreendida por Gabeira quando citava Carlos Eduardo Thompson Flores, ex-presidente do TRE-4.

"Eu só queria dizer para a Dani o seguinte: cada vez que você menciona Thompson Flores, você diz que é o juiz que negou a libertação do Lula e dá a impressão de que ele está sendo julgado por isso. Eu não acredito que esse seja o ponto central", disse o comentarista Gabeira.

Na sequência, Daniela pediu a palavra - mesmo com Leilane tentando dar continuidade. "Não é isso. Deixa eu só me justificar, senão fica parecendo que de fato é. Não, Gabeirinha, é só para colocar o personagem na monta que ele teve na história."

Leilane rebateu a colega. "Vamos entender um pouco do tamanho do que está acontecendo, porque o Gabeira me traz duas colocações que parecem fundamentais, que são prudência e manter a isenção."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

De Lava Jato a eleição: as brigas ao vivo na programação da GloboNews - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade