Topo

Com Eliana, Globo refaz movimento de tirar estrelas de rivais dos anos 2000

Eliana publicou primeiras fotos nos Estúdios Globo Imagem: Reprodução/Instagram @eliana

De Splash, em São Paulo

08/07/2024 04h00

A Globo anunciou a contratação de Eliana, 51, poucos dias após a sua saída do SBT. Líder de audiência na maioria de sua grade, a emissora carioca investe numa apresentadora com grande apelo popular da concorrência e repete um movimento feito em 1999 de tirar estrelas dos canais concorrentes para elevar o nível da programação.

O que a Globo está refazendo?

Contratações de peso para dar nova cara à grade: a chegada de Eliana somada às recentes contratações de Marcos Mion, Sabrina Sato e Paola Carosella mostram que a Globo esteve de olho em SBT, Band e Record para trazer talentos com potencial de audiência e marketing.

Movimentação da Globo é semelhante à feita na virada do milênio para qualificar a programação: em 1999, o canal contratou, de uma vez só vez: Ana Maria Braga, da Record; Luciano Huck, da Band; e Jô Soares e Serginho Groisman, ambos do SBT.

Serginho Groisman no comando do Programa Livre Imagem: Giandalia, Paulo/TBA/FOLHA DE S.PAULO

A comparação não é relacionada aos talentos individuais dos nomes e, sim, ao movimento da Globo em trazer estrelas dos rivais. Para entrar em alta nos anos 2000, a "plim plim" recheou sua grade com apresentadores que trouxeram um novo público.

Na época, Serginho Groismann e Luciano Huck ostentavam o posto de queridinhos dos "teens". Em contrapartida, Ana Maria Braga e Jô Soares eram os nomes da "hype" por terem criados programas de audiência e ganhado atenção dos "mais velhos".

Ou seja, além de desfalcar a concorrência, a Globo entregou novidade para todas as suas faixas de público.

Reforços trazem novo público para a Globo? Em tese, a resposta é sim. Eliana se consolidou como apresentadora com forte ligação com a "família". Marcos Mion e Sabrina se enquadram na categoria "jovem" por terem transitado entre entretenimento e humor. Paola Carosella vem de uma atração que mudou os rumos da culinária no Brasil.

O desafio da emissora carioca agora é encaixar bons projetos e manter os contratados em alta. Serginho, Ana Maria e Huck estão fixos na grade de programação do canal desde a estreia — enquanto Jô Soares morreu em 2022.

Qual a situação dos novos contratados da Globo? Eliana chega para apresentar o Saia Justa (GNT) e The Masked Singer (Globo). Ela ainda trabalha na criação de um programa de moldes semelhantes ao que tinha no SBT.

Globo divulga chamada de novo "Caldeirão", com Marcos Mion no comando Imagem: Reprodução/Globo

Marcos Mion é titular do Caldeirão após herdá-lo de Huck e tem o nome ligado a futuro apresentador do Big Brother Brasil — por ter ido bem no comando de A Fazenda (Record). Já Sabrina Sato e Paola Carosella, que estão com programas no GNT, ainda aguardam um projeto forte em TV aberta.

Apostas em novas caras do entretenimento: o canal também trouxe Gabriela Prioli, destaque da CNN, para integrar o núcleo do GNT no ano passado. O funkeiro Mc Daniel também foi anunciado, recentemente, como novo reforço do canal após boa repercussão de suas idas ao Domingão.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Com Eliana, Globo refaz movimento de tirar estrelas de rivais dos anos 2000 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade