O que é 'Tower of God'? Anime retorna repaginado após hiato de 4 anos
Lançado originalmente no (hoje longínquo) ano de 2020, o anime "Tower of God" finalmente retornou em 2024 com uma nova temporada. Mas será que, após uma passagem meteórica e um final que revoltou o público, ainda sobraram fãs para acompanhar a trajetória de Bam na torre mortal?
Subindo a torre
Bam é um garoto puro e inocente que passou um bom tempo preso em um lugar recluso acompanhado de uma garota chamada Rachel. Após o desaparecimento dela, o protagonista decide encarar os desafios da tal Torre de Deus para reencontrar a sua amada. Lá Bam descobre que precisará passar por uma série de desafios mortais, no melhor estilo Exame Hunter de "Hunter x Hunter", até conseguir chegar ao topo da torre para realizar seu sonho.
Durante o caminho ele faz amizade com outros candidatos, como Khun (herdeiro de uma família poderosa) e o lagartão Rak (poucas ideias e muita força). Também no desenrolar da jornada os personagens, e os espectadores, descobrem a existência do shinsu, que vem a ser a energia que dá poder às pessoas, e vamos vendo personagens que fazem de tudo para não serem eliminados da seleção.
Nesses primeiros 13 episódios, o público testemunha uma sucessão de provas, algumas envolvendo enigmas e outras combates. Alguns mistérios também se fazem presentes, como a aparição de uma personagem misteriosa que vai abalar os sentimentos de Bam e tornar sua subida bem mais complicada.
Nascido nos manhwas
Criado por S.I.U., "Tower of God" originalmente é um manhwa (quadrinho sul-coreano) lançado em formato digital em plataformas de webtoon. Uma das principais diferenças com o mangá japonês é em seu formato: os webtoons são produzidos já tendo em mente um scroll infinito de celular, então as histórias vão se desenvolvendo sem limitações de páginas, de cima para baixo. E, claro, normalmente com muitas cores, ao contrário dos mangás monocromáticos.
"Tower of God" começou a ser lançado em 2010 e segue em publicação até hoje, acumulando 15 volumes encadernados (republicações impressas dos quadrinhos digitais) e 614 capítulos digitais divididos em "temporadas".
O anime foi anunciado em 2019, e foi um dos primeiros a contar com o selo "Crunchyroll Originals". O lançamento ocorreu em abril de 2020, pouco tempo após o início da pandemia de Covid-19, o que ajudou a impulsionar o sucesso da obra. Foi nessa época que os animes começaram a explodir e atingir um público fora da bolha.
Entretanto, o anime de "Tower of God" é um pouco divisivo entre a comunidade otaku. Enquanto muitos apreciam o ritmo frenético, as boas cenas de ação e a direção do estúdio Telecom Animation Film, outros estranharam o visual da obra. Em vez de apresentar um estilo de animação mais "tradicional" igual visto em séries como "Jujutsu Kaisen" e "Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba", o estúdio optou por um visual mais limpo de traços e com cores chapadas, explorando quase nada de sombreamento nos personagens. Deixou a obra marcante, mas incomodou alguns fãs.
Outro ponto de divergência foi o final da obra, que contou com uma reviravolta que irritou quem torcia muito pelo protagonista Bam. Ainda que esse desfecho estivesse presente na história em quadrinhos, o pessoal não lidou muito bem com os acontecimentos e até hoje esse término é agridoce para muitos fãs.
O retorno
Foi uma surpresa quando anunciaram em 2022 que "Tower of God" retornaria em uma segunda temporada, pois já se acreditava que o anime iria parar por ali. A outra novidade foi a troca de equipe de produção e até de estúdio: a responsabilidade de adaptar a obra de S.I.U. agora cabe ao The Answer Studio, mais conhecido por animar os filmes da série infantil "Shimajirou no Wow!".
A mudança de estúdio e de equipe também levou ao maior estranhamento da temporada: o traço está totalmente diferente. Esqueça aquele visual único criado pela Telecom Animation Film, agora "Tower of God" aposta em um visual mais próximo dos animes atuais e também da própria quadrinização em manwha.
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receberQuanto à história, podemos falar que o hiato entre as temporadas até ajudou no clima que essa nova fase quer trazer. Seis anos se passaram entre a traição do episódio anterior e agora acompanhamos um novo personagem, Ja Wangnan, que reprovou várias vezes no exame de classificação da Torre e está endividado até o pescoço.
Em sua mais recente tentativa de subir a Torre, Ja encontra um grupo de guerreiros determinado e também uma pessoa muito misteriosa chamada Jyu Viole Grace, que parece trazer dentro de si um trauma profundo de uma tentativa anterior de subida da Torre. Por mais que este texto não revele eventos futuros da história, está bem claro quem é o tal rapaz cabeludo de aparência soturna em destaque no pôster da nova temporada.
Ainda que a série tenha apresentado uma boa cena de ação no primeiro episódio, graças ao combate dos candidatos contra o rapaz misterioso, há quem lamente terem descartado o visual único da primeira temporada. Resta saber se "Tower of God" conseguirá chamar a atenção do público após ter ficado tanto tempo fora da mídia. A indústria de anime mudou muito de 2020 pra cá, e o exame de escalada da Torre vai precisar suar para chamar a atenção em meio a tantos animes que arrebataram otakus e entusiastas.
Onde assistir?
"Tower of God" está sendo disponibilizado semanalmente pela Crunchyroll, com legendas em português. O serviço de streaming promete lançar em breve também a dublagem em português.
Caso queira relembrar a primeira temporada, ela está disponível na Crunchyroll com legenda e dublagem.
A versão em quadrinhos está sendo lançada no Brasil pela editora Panini.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.