Day Mesquita movimenta 'Família É Tudo' como Marta: 'Ares de vilania'

Day Mesquita estreou na TV na Band, em 2007, na novela "Dance Dance Dance". Depois, a atriz passou por SBT, Globo e Record, onde trabalhou por quase 10 anos. Agora, ela retorna à emissora da família Marinho como Marta, personagem que chegou no capítulo 100 de "Família É Tudo" (Globo).

Marta em 'Família É Tudo'

A nova personagem entrou para movimentar a vida de Netuno (Paulo Lessa) na novela das 7. Ela faz parte de um plano de Otto (Márcio Vito) e de um mandante misterioso, para separar o rapaz de Vênus (Nathalia Dill). Para isso, ela inventou que era sua esposa e sequestrou o homem sem memória.

Em conversa com Splash, Day diz que não define sua personagem exatamente como uma vilã. "Acho que ela tem ares de vilania. Porque o que ela tá fazendo é algo de caráter duvidoso. Não é algo super bacana. Ela tá mentindo pra ele [Netuno], ela tá levando ele pra cativeiro, ela está compactuando com a história ali, porque ela sabe que ele foi mandado para matar a Vênus [...] Eu não diria que ela é uma vilã de fato, uma vilãzona, mas ela tem ares sim de vilania, de caráter duvidoso".

A atriz conta que foi chamada para o arco específico do sequestro de Netuno, mas que não tem como prever ainda se Marta continua ou não até o fim da novela. "A gente tem esses capítulos escritos para ela. Depois, nunca se sabe o que se passa na cabeça do Daniel [Ortiz]".

Márcio Vito, Day Mesquita e Paulo Lessa nos bastidores de 'Família É Tudo'
Márcio Vito, Day Mesquita e Paulo Lessa nos bastidores de 'Família É Tudo' Imagem: Arquivo Pessoal

Day encara como um desafio entrar em uma novela que já está no capítulo 100. "Fui muito bem recebida. Já tinha trabalhado com o Paulinho [Lessa] em outra novela. Um queridaço. Márcio Vito, também. Nathalia Dill... Enfim, o elenco todo. Foi muito gostoso".

Entrar em uma novela já encaminhada, com o elenco super entrosado, é sempre um desafio. Porque as coisas já estão acontecendo, os personagens já estão encontrados. Já tem que entrar aquecido, na engrenagem que já está funcionando.
Day Mesquita

Repercussão nas redes sociais

Entrando em uma novela que costuma entrar nos trending topics do X (antigo Twitter), Day diz gostar de acompanhar os comentários sobre seu trabalho na internet. "Adoro estar sempre antenada com o que as pessoas estão falando, estão trocando. Então, na época que estou no ar, eu tô dando uma olhada lá no Twitter, tô curtindo, geralmente comentando as coisas que estão postando também ali nos comentários das fotos e vídeos que eu posto".

Continua após a publicidade
Day Mesquita
Day Mesquita Imagem: LUIZCLAS

A artista conta que procura olhar até mesmo os comentários negativos. "Tudo que eu consigo, eu estou ali vendo. Tem os comentários que são positivos e outros nem tanto. Eu não tenho recebido tantos comentários que não são positivos, por sorte, nesse momento. Mas também procuro escutar, porque, às vezes, vêm críticas que podem ser interessantes para o meu trabalho. Afinal, eles são o público, eles que estão ali acompanhando a gente. Mas eu filtro o que acho que pode ser interessante e legal. Se não é interessante, eu deixo passar e sigo. Porque é isso, é um meio que pode ser muito tóxico também".

Retorno à Globo após 10 anos

Day Mesquita fez seu primeiro trabalho na Globo em 2012, na novela "Cheias de Charme", que está atualmente em reprise na faixa Edição Especial. "Foi a minha chegada na Globo, meu primeiro trabalho lá. E para mim foi muito marcante também porque eu tinha praticamente acabado de me mudar para o Rio [...] Essa personagem estava entrando e me perguntaram se eu estava morando no Rio, se eu gostaria de entrar. E eu fiquei maravilhada, muito feliz. Porque esse era meu objetivo, movimentar trabalho aqui [no Rio]. Então eu senti que muito bem recebida e acolhida, não só pela Globo, pela família 'Cheias de Charme', mas também pelo Rio de Janeiro, que é a cidade que eu moro até hoje, que escolhi viver".

Depois disso, Day participou da novela "Além do Horizonte", em que viveu a secretária Fernanda. A partir daí, na TV aberta, a atriz emendou vários trabalhos na Record, como os sucessos "Os Dez Mandamentos" e "A Terra Prometida".

A Record me deu oportunidades maravilhosas, de personagens incríveis, que eu não tinha tido até então. Eu sou realmente muito grata por eles. A Poderosa [de 'Amor Sem Igual'], que me rendeu prêmios e uma troca com o público muito grande também. Eu sou muito grata. As portas estão sempre abertas, ficaram abertas. E o período que fiquei lá foi muito gratificante pra mim
Day Mesquita

Continua após a publicidade
Day Mesquita
Day Mesquita Imagem: LUIZCLAS

Day é mãe do pequeno Dom, de um ano e nove meses, e estava nessa preparação de retorno aos trabalhos quando foi chamada para "Família É Tudo". "Meu filho tá com um ano e nove, quase dez meses, então, sou recém-mãe, tô aqui no movimento ainda da maternidade, e no final do ano passado eu tinha gravado uma série, umas quatro, cinco diárias que eu gravei. E ele entrou na escolinha faz um quatro ou cinco meses, então eu tava de uns dois meses para cá intensificando o meu foco, a minha energia no trabalho, já que ele está maiorzinho. Então eu estava movimentando a energia do trabalho, [e o convite] chegou numa excelente hora, com um trabalho tão maravilhoso".

O retorno à Globo é encarado com muita alegria e trouxe um sentimento de nostalgia. "Foi muito legal, é isso, foram 10 anos, né? Foi muito gostoso reencontrar gente daquela época, e encontrar pessoas também que eu já trabalhei durante esses 10 anos fora da casa. Muito feliz estar perto dessas pessoas de novo [...] Cada dia que eu estava indo gravar, às vezes eu passava por um cantinho, algum lugar da cidade cenográfica, que eu não passava há muito tempo, que às vezes eu nem lembrava, e falava 'caramba, aqui eu gravei aquela cena'. Então foi um movimento de voltar mesmo, de lembrar...".

Às vezes eu lembrei de momentos também lá atrás, antes mesmo de fazer as novelas que fiz. Épocas que eu fazia testes lá, que eu ia levar meu material [...] É uma forma também de rever um pouco da trajetória, reviver e rever esse início.
Day Mesquita

Deixe seu comentário

Só para assinantes