Romance japonês, contos russos e mais: viaje com nossas 5 dicas de livros
Procurando um bom livro? Oferecemos cinco! O colunista Rodrigo Casarin e as repórteres Fernanda Talarico e Luiza Stevanatto, de Splash, oferecem cinco dicas de leitura para o seu final de semana.
"Os Sabiás da Crônica", organização de Augusto Massi (Autêntica)
Rodrigo Casarin - São raros os gêneros que têm tanto a cara de um país quanto a crônica tem do Brasil. Foi por aqui que fizeram e fazem grande sucesso esses textos de aparência descompromissada, feitos como se os autores estivessem de bermuda e chinelos papeando sobre a vida.
Alguns dos maiores nomes de nossa literatura foram cronistas. "Os Sabiás da Crônica" reúne seis autores que se dedicaram às miudezas do dia a dia. Vinicius de Moraes, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, José Carlos Oliveira, Stanislaw Ponte Preta e o incontornável Rubem Braga estão pelas páginas do volume. É uma viagem pela vida cotidiana do Brasil ao longo do século 20.
"Sul da Fronteira, Oeste do Sol", Haruki Murakami (Alfaguara)
Fernanda Talarico - Uma das obras mais bonitas escritas por Haruki Murakami, o livro conta a história de Hajime, um homem de meia-idade que vive um pacato relacionamento. Sua vida vira de cabeça para baixo quando Shimamoto, uma colega de seu passado, reaparece e o deixa conturbado. "Sul da Fronteira, Oeste do Sol" consegue prender o leitor não apenas pela narrativa, mas pela ambientação misteriosa de estar presenciando um sonho. De longe, um dos meus livros favoritos.
"O Lugar", de Annie Ernaux (Fósforo, tradução de Marília Garcia)
Rodrigo Casarin - Annie Ernaux tem um jeito muito particular de conectar a própria história com as grandes questões de seu tempo e os conflitos da sociedade em que vive. Assim, com sua obra que lhe rendeu o Nobel de Literatura de 2022, ajuda a traçar um panorama da sociedade francesa ao longo das últimas décadas.
Em "O Lugar", Annie escarafuncha o abismo cultural que começa a lhe afastar de seu pai. O que poderia se resumir a um conflito familiar acaba por apresentar ao leitor os choques entre mundos: o rural e o urbano, o conservador e o progressista, o tradicional e o moderno. A autora olha para a própria história na França, mas acerta dilemas caros ao mundo em que todos nós vivemos.
Todo mundo foi convidado, menos eu?: (E outras situações), de Mindy Kaling (Citadel)
Luiza Stevanatto - Você gosta de "The Office" e ama "Eu Nunca?", "A Vida Sexual das Universitárias" e/ou "The Mindy Project"? Esse livro é para você. Entre na cabeça de Mindy Kaling, a eterna Kelly Kapoor da Dunder Mifflin, e a mente brilhante por trás dessas outras comédias. É um livro leve, com observações bem-humoradas sobre Hollywood, a infância e adolescência da autora, romance, amizade e outras situações corriqueiras, além de bastidores de "The Office".
O segundo livro de Mindy, "Why Not Me?", também é uma leitura deliciosa, mas que infelizmente ainda não tem tradução para o português.
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receber"Iúchka e Outras Estórias", de Andrei Platônov (Ars e Vita, tradução e organização de Maria Vragova)
Rodrigo Casarin - É o primeiro livro de uma série de três volumes que trarão aos leitores brasileiros 24 contos de Andrei Platônov, russo que nasceu na virada do século 18 para o 19. Jovem que viveu a Rússia revolucionária, Andrei trabalhou em departamentos ferroviários, experiência que influenciou a sua literatura.
Os atritos políticos também ajudaram a moldar a sua visão de mundo e a recepção de sua obra - em diversos momentos Andrei foi rejeitado pelo meio literário de então. "Iúchka e Outras Histórias", edição com oito contos escritos entre a década de 1930 e o período pós Segunda Guerra, é um caminho para que os leitores brasileiros tirem sua própria conclusão a respeito do talento do autor.
Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.