Anime: 'Minha Amiga Nokotan é um Cervo' é o surto da temporada
Quem vê a imagem de divulgação de "Minha Amiga Nokotan é um Cervo" cheia de garotas fofinhas e uns mamíferos feitos em CGI pode não imaginar, mas está diante de um dos animes mais hilários da atual temporada. Com um roteiro maluco e uma animação feita pelo mesmo estúdio de "SPY X FAMILY", chegou a hora dos brasileiros conhecerem a palavra de Nokotan.
História maluca
Torako Koshi é uma adolescente muito preocupada com como as outras pessoas a enxergam. Por trás de sua beleza e carisma, Torako esconde um passado vergonhoso no qual era uma adolescente baderneira, inclusive envolvida com grupos de delinquentes. Por sorte as pessoas de sua escola não fazem ideia de seu currículo... pelo menos até agora.
A caminho da escola ela encontra uma garota, Noko Shikanoko, com os chifres presos em uma fiação elétrica. Chifres? Sim! Apesar de aparentar ser uma adolescente normal, Noko tem chifres de cervo e uma falta de noção única.
Torako sequer imaginava que aquela boa ação seria o começo de seu pesadelo. Não só Nokotan (apelido carinhoso) sabe que Torako era uma delinquente como a garota cervo agora quer ser a melhor amiga da estudante.
A partir daqui a história vai acumulando elementos aloprados. Nokotan e Torako (por insistência da novata) abrem um clube escolar dedicado a enaltecer cervos, e mais gente lunática vai ingressando na trama, como é o caso de Anko Koshi, irmã de Torako que tem um sentimento quase psicótico contra a aproximação da garota de chifres.
Um surto maravilhoso
"Minha Amiga Nokotan é um Cervo", ou "Shikanoko Nokonoko Koshitantan" (um trava-língua intraduzível que faz referência a cervos, o barulho de caminhar e uma expressão chinesa antiga), é uma obra criada pelo autor Oshioshio e publicada desde 2019 em revistas da editora Kodansha. A grande surpresa veio mesmo em março de 2024 quando foi anunciado que a obra ganharia um anime produzido pelo Wit Studio, o mesmo responsável por "SPY X FAMILY" e as primeiras temporadas de "Attack on Titan". Por que um estúdio de tanto nome pegaria uma série tão peculiar?
Toda a divulgação de "Minha Amiga Nokotan é um Cervo" já deixou claro que se tratava de uma história de humor absurdo, com trailers reforçando o ritmo alucinado e muitos cervos feitos em computação gráfica de não tanta qualidade assim. Para ajudar, a música de abertura escolhida para o anime é grudenta, a ponto do vídeo oficial no YouTube ter feito em poucos dias mais de 10 milhões de visualizações.
O primeiro episódio de "Minha Amiga Nokotan é um Cervo" é arte no seu estado mais bruto. A direção do anime, assinada por Masahiko Ohta, entendeu perfeitamente do que se trata a série e usou todos os recursos possíveis para deixar tudo o mais non-sense e engraçado possível.
Uma das graças da série é como só a Torako percebe que as situações absurdas acontecem ao seu redor. Ninguém questiona os chifres de Nokotan! Colegas de classe têm a cara amassada por pedaços de concreto ejetados de uma parede destruída pela garota e ninguém manifesta qualquer reação sensata. E quanto mais Torako mergulha no absurdo, mais o absurdo olha de volta para ela e dobra a aposta com uma situação ainda mais biruta.
É impossível falar desse anime sem comentar o trabalho incrível do Wit Studio. Algumas cenas bastante triviais são muito bem animadas, como quando Nokotan vê uma montanha de biscoitos japoneses e começa a babar uma cachoeira, literalmente. O esforço utilizado para desenhar o fluxo da água de forma perfeita aumenta o tom cômico daquele momento e é mais um acerto do estúdio.
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receberOutro destaque é a dublagem em português feita pelo estúdio Alcateia. A dubladora Amanda Manso (a Komi de "Komi Can't Communicate") faz uma Torako cheia de nuances e indignações, enquanto Helena Palomanes (a Kasumi Miwa de "Jujutsu Kaisen") parece nadar de braçada nas doideiras de Nokotan. O texto do anime parece ainda mais engraçado quando as dubladoras brasileiras brincam com entonações e falam frases em um português bastante popular. A Nokotan dizendo "credo, que delícia" após ser levada ao banheiro já entrou no rol das grandes dublagens de anime no Brasil.
"Minha Amiga Nokotan é um Cervo" é quase como um chifre nascendo no meio do asfalto. Não faz sentido e muitas pessoas podem passar despercebidas, mas quem prestigiar vai perceber que há ali uma produção divertida para acompanhar pelos próximos meses.
Onde assistir?
Felizmente "Minha Amiga Nokotan é um Cervo" (ou "My Deer Friend" em inglês) está disponível em vários lugares: Crunchyroll (apenas legendado), Anime Onegai e Prime Video (estes dois com dublagem também).
Caso não seja assinante de nenhum desses serviços, o primeiro episódio foi disponibilizado pelo canal do YouTube do Anime Onegai, testemunhe você mesmo este surto:
Deixe seu comentário