Drogas, Nolan e redenção: A conturbada vida e fama de David Dastmalchian
David Dastmalchian, 48, é protagonista de "Entrevista com o Demônio", filme de terror que chamou bastante a atenção dos fãs do gênero em 2024. Antes, ele esteve em grandes produções, como "O Esquadrão Suicida", "Oppenheimer", "Boogeyman: Seu Medo é Real" e "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania". No entanto, nem sempre sua vida foi recheada de sucessos.
Quem é David Dastmalchian
Nasceu em 21 de julho de 1975, em Allentown, na Pensilvânia. Seu pai era um engenheiro iraniano-americano. Seus pais se divorciaram de maneira "tumultuosa". Eles eram bastante religiosos e conservadores, fato que influenciou a vida do ator.
Na infância, Dastmalchian desenvolveu vitiligo, motivo pelo qual era ridicularizado por seus colegas. Consequentemente, sofreu de depressão durante todo o período que era criança.
Fui criado de uma maneira que me ensinou ideologias realmente maravilhosas, assim como ideologias mais problemáticas, porque foi uma realidade conservadora, baseada em um tipo de dogma antigo, em que existem diferentes tipos de preconceitos, contra diferentes tipos de identidades. Vivi todos os tipos de pensamentos complicados.
David Dastmalchian, em entrevista a Splash
Antes de iniciar sua carreira como ator, ele lidou com o vício em heroína por cinco anos. Ele escreveu sobre suas experiências no roteiro de "Animals", filme semi autobiográfico de 2014 que também protagonizou. Hoje, continua a defender programas de saúde mental e tratamento de abuso de substâncias.
Pouco tempo após ficar sóbrio, trabalhou em um restaurante de frutos-do-mar em Kansas City. Ele também foi pescador por um breve período no Alasca.
Em 2020, ele contou em um post no Instagram que, em 2000, tentou suicídio. "20 anos atrás tentei suicídio. Pela terceira vez. Não é nada menos que um milagre que eu esteja vivo hoje. Amigos, socorristas e médicos me trouxeram de volta da morte."
Grupos de apoio, familiares, profissionais e estranhos ajudaram-me quando comecei a pedir ajuda. Preciso que você saiba se está lendo isso e se sentindo sem esperança por não estar sozinho. Fica melhor. Juro por tudo que acredito e prezo.
David Dastmalchian, em publicação no Instagram
Foi ainda nos anos 2000 que sua vida mudou de vez com sua estreia no cinema. Ele interpretou o capanga enlouquecido do Coringa, Thomas Schiff, em "Batman: O Cavaleiro das Trevas", de Christopher Nolan.
Dastmalchian é bastante grato ao diretor pela chance, e já falou da importância dele em sua carreira. "'O Cavaleiro das Trevas', de Christopher Nolan, e o fato de ele ter me escalado para esse filme mudaram minha vida, me deram a oportunidade de ser um ator ativo de uma maneira que nunca sonhei ser possível", disse em entrevista ao Screen Rant. Eles repetiram a parceria em "Oppenheimer", o vencedor do Oscar de 2024.
Ele também esteve em três filmes dirigidos por Denis Villeneuve: "Prisioneiros" (2013), "Blade Runner 2049" (2017) e "Duna" (2021). Recentemente, foi escalado para interpretar o Sr. 3 na segunda temporada de "One Piece", da Netflix.
Criou o quadrinho "Count Crowley". A HQ de terror foi lançada em 2019 e acompanha uma jovem repórter que precisa lidar com uma nova tarefa em seu trabalho: apresentar um programa sobre filmes de terror de baixo orçamento. No entanto, tudo muda quando o que era ficção se torna realidade.
Dastmalchian casou-se com a artista Evelyn "Eve" Leigh em 2014. Eles moram em Los Angeles com seus dois filhos.