Gramado abre olhar para diversidade, diz Dira Paes: 'Atualização de ideias'
Com "Pasárgada", Dira Paes estreia como diretora já selecionada para o Festival de Cinema de Gramado.
Em entrevista ao Plano Geral, a atriz lembra como surgiu o convite para o evento. "No primeiro dia, fiquei eufórica. No segundo, pensei: 'O que estou fazendo?'", brinca.
Dira também comemora a quantidade de mulheres por trás da direção dos sete longas brasileiros escolhidos para o festival: quatro diretoras, frente a três homens. "Entrarmos no cinema com essa atualização das ideias e compassos é uma coisa forte", diz. "Vejo que Gramado fez uma abertura para o olhar diverso, que é o Brasil. Não só por terem quatro diretoras mulheres, mas pela abrangência".
'Pasárgada' retrata instabilidade humana
Inspirada no poema homônimo de Manuel Bandeira, "Pasárgada" aborda o desejo de encontrar um paraíso para chamar de seu, diz a diretora. O enredo acontece em torno de Irene, ornitóloga a observadora de aves, que faz uma pesquisa e reencontra seus sentimentos com inquietude, reavaliando o que quer para si mesma.
Dira acrescenta que o filme fala aborda uma "osmose" entre os desequilíbrios internos e da natureza.
Dira Paes comemora 40 anos de carreira com homenagem em Paris - e querendo mais
Além de estreante na direção, Dira será homenageada no 27º Festival de Cinema Brasileiro de Paris — nos seus 40 anos de carreira. "Em menos de duas semanas, foram duas notícias maravilhosas", conta ela. "Foi uma coleção de boas notícias".
Com mais de 40 filmes na conta (além das diversas novelas), a atriz acumula uma série de outras premiações — incluindo nove do Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro, sendo dois nos últimos dois anos consecutivos. "O cinema é minha maior diversão e é meu trabalho. Quando não estou fazendo cinema, falar sobre ele é uma delícia", diz.
Assista à íntegra do Plano Geral:
Apresentado por Flavia Guerra e Vitor Búrigo, Plano Geral é exibido às quartas-feiras, às 11h, no canal de Splash no YouTube e na home do UOL, com as principais notícias sobre cinema e streaming. Você pode ainda ouvi-lo no Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts.
Deixe seu comentário