Os melhores discos de k-pop lançados até agora em 2024

Com grandes lançamentos no fim da semana, podemos considerar que a segunda metade do ano no K-pop vai ter um pontapé inicial com a volta de Stray Kids e Jimin na próxima sexta (19). Assim, Splash fez uma seleção com os quinze melhores lançamentos do ano até agora. Confira:

15. ILLIT - Super Real Me Pode parecer uma escolha polêmica, mas "Super Real Me" é um disco curto (9 minutos!), muito bem pensado e produzido, lembra muito as melhores da Carly Rae Jepsen e conta com o maior hit do ano até aqui, 'magnetic'. O álbum ainda traz uma das melhores sequências do ano nas excelentes 'Midnight fiction' e 'Lucky girl syndrome'.

14. NCT 127 - Walk Como um álbum que saiu há 2 dias está na lista? Por ser muito acima da média. NCT 127 vem fazendo discos excelentes há algum tempo e "Walk" sintetiza essa trajetória deles. Destaque para 'Orange Seoul' e 'Suddenly'.

13. YOUNG POSSE - XXL Provavelmente o grupo mais desconhecido da lista e que merece mais amor, Young Posse recém debutou e já mostrou a que veio. "XXL" tem cinco músicas, todas muito boas, uma participação ótima do BM do Kard e todo talento do mundo em meninas cheias de potencial. Vale muito o play e escutar na ordem. Destaque para 'XXL' e 'ROTY'.

12. ZEROBASEONE - You Had Me At Hello Embora nem todo mundo tenha "sentido o pop" logo de cara, o álbum é muito divertido e vai crescendo conforme a gente escuta. "Sweat" merecia ter sido single, pois tem toda cara de hit do verão, e o disco não é necessariamente coeso, mas todas as músicas são muito boas e mostram como o grupo tem excelentes vocalistas. Destaque para 'Dear Eclipse' e 'Solar Power'.

11. YVES - Loop É até meio triste que o disco da Yves tenha apenas doze minutos de duração e quatro músicas, mas comemoramos o pouco que temos, sim. Depois de tanto tempo, fomos agraciados com músicas bem produzidas pelo millic (produtor indie) que nos deu um dos melhores "bate cabelo" do ano em 'Loop' com Lil Cherry. Outro destaque do disco é 'Diorama'.

10. ENHYPEN - Romance: Untold Outro disco que foi lançado recentemente mas merece um lugar por aqui, por ser redondo do início ao fim. A felicidade já começou pois a primeira música é de fato uma música - e ótima -, o disco ainda segue a temática do grupo vampiresca e fantasiosa, mas na era romântica, "dates no parque" e mais bubbly. 'XO' não sai jamais da cabeça, e 'Brought the heat back' faz qualquer um sair dançando pela sala.

9. IU - The Winning É possível fazer uma lista de melhores discos e deixar "IU" de fora? Até deve ser, mas não vamos cometer esse erro. Até porque Jieun escreve as cinco músicas do disco com ótimas canetadas; é um álbum daqueles que parece trilha sonora de uma tarde ensolarada de primavera. Destaque para 'Holssi' e 'Shopper'.

8. Boynextdoor - HOW? Os Bonedo tiveram um crescimento bem notável no número de fãs, e "HOW?" é uma das grandes razões para isso. Todos os discos deles são bons, mas este conseguiu furar a bolha e fez muita gente tentar cantar "Baby you are my sweet darling think I love you more" na velocidade da luz. Mais legal ainda é que eles participam ativamente das letras e produções. 'Earth, wind and fire' e 'l i f e i s c o o l' são os destaques de um disco todo ótimo.

Continua após a publicidade

7. Triple S - Assemble 24 Estamos caindo em mais uma armadilha do Jaden Jeong aqui? Sim, estamos cientes e queremos continuar. Esse disco aqui é uma obra-prima em todas as suas dez músicas cantadas por suas vinte e quatro (!!!) membros. O disco também tem 'El Capitxn', que muito acerta, e aqui, junto com Jeong, entrega um dos melhores discos do ano (dentro e fora do k-pop). Destaque para tudo, mas 'Girls never die' é realmente gigante.

6. P1Harmony - Killin it Poucos discos conseguem ter cinco músicas com cara de lead single, e os Piwon conseguiram fazer isso em dez músicas, o que é um evento raríssimo. "Killin' it" é a evolução natural de um grupo que vêm crescendo desde o debut e que claramente tem discos muito bem planejados, com história, início, meio e fim definidos, o que funciona muito nas promoções e turnês. Outro disco feito para ouvir na ordem, e os destaques são 'Late Night Calls' e 'Emergency'.

5. Aespa - Armageddon Até agora 2024 é definitivamente o ano do aespa. 'Supernova' se tornou o maior hit da carreira do grupo, batendo recordes nos charts sul-coreanos, e além disso tivemos 'Armageddon', que apesar de ter ficado meio na sombra de "susususupernova", é, honestamente, uma música melhor. De qualquer forma não precisamos escolher e podemos escutar ambas no ótimo disco que o grupo lançou em maio. Outro ótimo destaque é 'Set the tone'.

4. TXT - Minisode 3: Tomorrow Não existe nenhum minisode que seja sequer mediano, e por isso já começamos com altas expectativas ao darmos play em "Tomorrow". A alegria vem logo de cara com a ótima bate-cabelo 'I'll see you there tomorrow'. Embora TXT tenha vários singles bons, 'Deja Vu' é um dos melhores do grupo, combinando a energia emo com sensualidade, que é bastante marcante no disco, principalmente com 'The Killa' e 'Quarter Life'.

3. Nayeon - Na Nayeon conseguiu uma das coisas mais difíceis na carreira de uma solista de um grupo de sucesso: fazer um segundo álbum melhor que o primeiro, que já era muito bom. 'POP' foi um hit absoluto quando saiu e a expectativa para o segundo trabalho era alta. A cantora fez muito bem em sair da zona fofa e entrar na zona 'dona de mim'. O disco é todo bem R&B, com participações ótimas da Julie de Kiss of Life e Sam Kim. Além do single principal 'ABCD', outro destaque excelente é 'Butterflies'.

2. ARTMS - Dall Todo mundo que tinha saudades de LOONA/Odd Eye Circle estava esperando pelo primeiro disco das ARTMS e elas não apenas não decepcionaram, como fizeram um dos melhores discos do ano (certeza que ele se manterá bem no topo ainda em dezembro). Mais uma vez Jaden Jeong produz um disco ótimo, pop experimental da melhor qualidade, JinSoul tem suas canetadas e 'Virtual Angel' é um momento, assim como 'Birth'. Onze músicas excelentes que merecem destaque na lista.

Continua após a publicidade

1. RM - Right Place, Wrong Person "RPWP" é um disco de k-pop? Não, definitivamente não. E por que ele está aqui? Pois Namjoon é do BTS e achamos que pela métrica de artistas sul-coreanos, o disco merecia estar por aqui. E ele merece muito, não apenas sendo o melhor disco lançado até então na Coréia do Sul, como um dos melhores da indústria de forma geral. O mais interessante neste trabalho do Namjoon é perceber como ele captou a energia dos Balming Tiger dentro do universo dele e criou uma obra que experimenta no rap, no rock, no alternativo. É um disco furioso, onde ele coloca pra fora da melhor forma possível, o que ele pensa. Um primor.

Deixe seu comentário

Só para assinantes