5 séries e filmes para quem gosta de arte assistir na Netflix

Quem aprecia arte não pode perder essas opções disponíveis no catálogo da Netflix. Splash separou escolhas atemporais e carregadas de histórias reais que, além de entreter, servem para informar sobre fatos que marcaram nossa sociedade, como "O Maior Roubo de Arte de Todos os Tempos" - sobre um museu de Boston alvo de uma ação criminosa que permanece em mistério até hoje.

Aproveite essa seleção e já salva lá na sua lista!

'O Maior Roubo de Arte de Todos os Tempos'

Em 1990, dois homens disfarçados de policiais entram em um museu de Boston e roubam uma fortuna em obras de arte; entre elas, quadros de Degas e Manet. O crime não teve solução até hoje. Essa minissérie documental dividida em quatro episódios traz uma testemunha do crime logo no primeiro episódio.

O Museu Isabella Stewart Gardner foi alvo de ladrões de arte em uma noite de bares lotados, quando as pessoas comemoravam o St Patrick's Day. Afinal, onde essas obras de milhões e dólares estariam escondidas?

'Fake Art: Uma História Real'

Telas milionárias foram vendidas na galeria Knoedler, uma das mais prestigiadas de Nova York. Seria um sucesso se não fosse por um detalhe: todas as 60 obras eram falsas! Essa série conta a história de uma das falsificações mais emblemáticas do mundo. A grande questão abordada é se Ann Freedman, diretora da Galeria Knoedler, teria sido cúmplice do crime.

Telas de artistas como Pollock, Rothko, Motherwell eram assinadas, na verdade, por um chinês conhecido por ser mestre em falsificação. Mas um erro dele pôs a mentira de 80 milhões de dólares em jogo. Os créditos iniciais avisam logo de cara que os nomes reais foram mantidos, "pois alguns não são tão inocentes".

'Diários de Andy Warhol'

O ícone da pop art construiu uma imagem própria (especialidade dele), mas pouco se sabia da sua vida pessoal. Andy Warhol é um dos maiores artistas do século 20 - lembram que ele é citado na letra de "Reconvexo", de Caetano Veloso? Além disso, certamente você já viu retratos de Marilyn Monroe com a assinatura dele. Nessa minissérie documental, porém, é possível saber mais sobre o homem por trás da arte.

Continua após a publicidade

O enredo é embasado em seus diários, registrados com ajuda de sua editora e amiga no período de 11 anos. Warhol ligava para Pat Hackett diariamente às 9h para contar tudo o que havia vivido no dia anterior. Arte contemporânea, relações com a mídia e bastidores controversos são o que dão o tom dessa obra em seis episódios, disponível na Netflix.

'Bob Ross: Alegria, Traição e Ganância'

Envolto em polêmicas, o filme conta a história do pintor que ficou famoso por ensinar suas técnicas em um programa de televisão enquanto pintava um quadro em tempo real. Aliás, o documentário começa com Bob Ross convidando justamente o telespectador a pintar com ele.

"Acho que há um artista escondido em cada um de nós", dizia Ross ao inspirar dezenas de pessoas a dar vazão à criatividade. Pela televisão, Ross passava uma imagem de pessoa alegre, muito diferente do que vivia nos bastidores.

Sua vida foi marcada por problemas relacionados aos seus sócios, o casal Kowalski, e esse é o ponto-chave do documentário. Os Kowalski geriam a empresa de Ross, mas estariam focados mesmo em tirar tudo do pintor.

'Carlos Almaraz - Playing With Fire'

Nascido no México, o pintor Carlos Almaraz mudou-se para Los Angeles ainda criança. Sentindo-se incompreendido, ele encontra na pintura uma forma de expressar suas angústias e acaba fundando um movimento chamado de 'Arte Chicana'. Nele, obras repletas de cores são o destaque. Almaraz deixa sua marca, ainda, pela presença do fogo e da cor vermelha em suas obras. Com imagens de arquivo e entrevistas, o pintor influente da década de 1970 é celebrado.

Deixe seu comentário

Só para assinantes