Trio Os Garotin cai na estrada com shows esgotados: 'Essa sorte me dá fé'

Três moleques de São Gonçalo que fazem um som que vem do coração e que se divertem realizando o sonho de viver fazendo música do jeito deles — assim se definem Cupertino (30), Anchietx (28) e Leo Guima (25). O trio apresenta uma mistura de soul music, R&B, MPB e pop no primeiro álbum "Os Garotin de São Gonçalo". O show de lançamento acontece neste sábado (20), no Circo Voador (Rio), com ingressos esgotados e a promessa de um baile black sob a lona.

Quem são?

Os Garotin se firmaram em 2023 e de lá para cá viralizaram com a música de "Zero a Cem". Em um curto intervalo de tempo, foram indicados ao Prêmio Multishow e gravaram a música "Nossa Resenha", com o ídolo Caetano Veloso.

O ritmo acelerado dos acontecimentos pode até parecer obra de sorte, mas é fruto de um trabalho construído ao longo dos anos. No intervalo da intensa rotina de ensaios para os shows de lançamento do álbum, o trio conversou com Splash.

"Para gente é uma surpresa ter esgotado ingressos de forma tão rápida, tanto no Circo Voador quanto para a segunda apresentação, na Casa Natura Musical, em São Paulo, celebra Cupertino. "A gente conseguiu abrir uma data extra lá em São Paulo, em 28 de julho, que também está quase acabando. Isso parece que começa agora, mas já vem de muito tempo, desde quando eu e Leo começamos a morar juntos lá em 2018 e depois a com chegada do Anchietx."

Os Garotin no show que fizeram no festival Doce Maravilha, no Rio
Os Garotin no show que fizeram no festival Doce Maravilha, no Rio Imagem: Caiano Midam/Divulgação

A gente não planejava, mas foi acontecendo junto. Essa sorte me dá fé de que a gente está no caminho certo. Cada um tem o seu trabalho individual na música, mas a nossa amizade foi arrebatadora e a gente teve que trabalhar junto. Cupertino, de Os Garotin

Assista ao vídeo de 'Nossa Resenha', com Caetano Veloso

Anchietx foi de penetra a um sarau no Rio onde conheceu Cupertino que o apresentou para Leo. Depois que descobriram que moravam perto, em São Gonçalo, passaram a se ver quase diariamente e não se largaram mais.

Continua após a publicidade

Eles começaram a tocar juntos do outro lado da Baía de Guanabara, no Baixo Gávea, e a receber convites para apresentações em diferentes lugares. Foi em uma dessas que acabaram na casa de Caetano Veloso e Paula Lavigne — que, ao ver os três juntos, incentivou que assumissem o trio.

Os Garotin ouviram orientações de Caetano Veloso e Paula Lavine e resolveram se juntar
Os Garotin ouviram orientações de Caetano Veloso e Paula Lavine e resolveram se juntar Imagem: Caiano Midam/Divulgação

A gente tinha a ideia de deixar o trio para quando nossas carreiras individuais já estivessem caminhando. A gente não tinha a intenção de começar como Os Garotin. Ela (Paula Lavigne) inverteu nossa estratégia. Leo Guima, de Os Garotin

Os três acreditam que o nome escolhido carrega um certo deboche que surpreende quem tem um olhar estereotipado sobre três jovens negros de periferia. "Eu gosto disso. Gosto da surpresa das pessoas ao escutarem nosso som", explica Cupertino.

Influências

O trabalho reflete a amizade dos três com a mistura das preferências de cada um. O R&B vem de Anchietx, a MPB, de Cupertino, e a soul music, de Leo.

Continua após a publicidade

Entre os ídolos, eles citam Cassiano, Tim Maia, Djavan e Michael Jackson. Essas influências aparecem nas 12 faixas, com composições próprias cheias de groove e suingue que transportam o público para os bailes blacks de outras épocas. "Curva Escura" foi o pré-single de trabalho do álbum e na sequência veio a música "Calor do Momento".

Confira o vídeo da música 'Calor do Momento'

Os amigos acreditam que entregam um produto original. Eles afirmam deixar esse encontro de estilos fluir sem a preocupação de se enquadrar nas exigências do mercado.

Lá em São Gonçalo a gente cresce ouvindo muita coisa. É muita referência. Mas quando passei a sonhar com a música, apesar de ter um gosto muito eclético, era esse som que eu queria fazer. A gente não planejou essa junção, aconteceu mesmo por conta da nossa amizade, e não porque a gente achou que musicalmente ficava bom; mas deu. Anchietx, de Os Garotin

Os três também destacam a importância da música gospel nas composições. Cupertino, que cresceu na igreja, onde foi incentivado a tocar instrumentos, nem mesmo se lembra quando aprendeu violão e diz que é algo que sempre soube. Já Anchietx e Guima passaram por igrejas diferentes durante a adolescência, quando descobriram que tinham talento musical.

Continua após a publicidade

Na igreja tem vários 'the voices' de baixa renda. Tem concurso para gravar discos. Quando eu ganhei, não gravei porque o pastor começou a bater neurose com o meu cabelo. Mas foram nessas disputas que fui entendendo o que poderia fazer na música, compor, cantar etc. Anchietx

Curta o som de Os Garotin

A intimidade entre os três cria um clima de descontração no palco, que deixa o público à vontade. "O fato de a gente ser muito amigo faz com que a gente se divirta. Às vezes a gente está lá e lembra de uma piada que só nós três sabemos e começa a rir", conta Guima.

Além das risadas, os três mandam passinhos no palco acompanhando o público, que dança em sincronia. "Na Virada Cultural, em São Paulo, foi loucura, vários grupos mandando passinho. Pessoas de diferentes idades, adolescentes, a galera 60+, que fala que lembra das coisas que ouviam , todo mundo dançando", conta Cupertino.

Para a apresentação no Circo Voador, o trio conta com o reforço do DJ Michel, nome conhecido dos bailes cariocas. E os três também preparam passinhos especiais para dividir com o público.

Continua após a publicidade

O Léo Garcia criou uma coreografia que tem potencial para pegar em Madureira [no Baile Charme do Viaduto]. Estamos ensaiando. O bagulho tá Michael Jackson. Guima

Além dos shows, já esgotados no Circo Voador e na Casa Natura Musical em São Paulo, e de outras apresentações pelo Brasil, Os Garotin também tem apresentações confirmadas em festivais até o fim do ano. Entre eles estão Zepelim, Sarara, Doce Maravilha BSB e Rock The Mountain. E os amigos ainda prometem que vão levar o show para o Viaduto de Madureira qualquer dia desses.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.