Didi revê Dedé: amizade, briga e mortes marcaram a carreira d'Os Trapalhões

Renato Aragão, o eterno Didi Mocó, recebeu homenagem no programa Domingão com Huck (TV Globo) no último domingo (21). Criador e líder do grupo humorístico Os Trapalhões, o ator de 89 anos reencontrou o parceiro Dedé Santana no palco da emissora. Relembre as polêmicas envolvendo a relação entre Didi e Dedé e o fim do grupo no início dos anos 1990.

O que aconteceu

Homenagem a Didi. O quadro "Linha do Tempo" do programa Caldeirão com Huck prestou uma homenagem a Renato Aragão. Com depoimento de familiares e amigos, como a apresentadora Xuxa, Renato se emocionou ao ver sua trajetória ser relembrada.

Reencontro com Dedé Santana. Em um dos principais momentos do programa, Dedé Santana se reuniu ao amigo de longa data e se declarou: "Meu querido Didi. Já faz mais de 60 anos que as nossas vidas se cruzaram, lembra? E desde aquele dia as nossas linhas do tempo passaram a andar juntas. Viramos reflexo um do outro, porque não tem Didi sem Dedé, e não tem Dedé sem Didi. Se sempre foi assim, por que hoje seria diferente?".

Renato Aragão e Dedé Santana em reencontro especial no Domingão com Huck, no último domingo, 21
Renato Aragão e Dedé Santana em reencontro especial no Domingão com Huck, no último domingo, 21 Imagem: Ellen Soares/Globo

Fim de contrato com a Globo. Renato Aragão encerrou contrato com a Globo em 2020, após 44 anos de parceria. Atualmente, o ator tem se dedicado a criar conteúdo nas redes sociais e tem mais de 5,5 milhões de seguidores no Instagram.

Amizade e polêmicas

Amigos por 60 anos. Didi e Dedé se conheceram em 1964, quando Renato Aragão foi contratado pela TV Tupi. Em 1966, Renato criou o grupo "Os Adoráveis Trapalhões", que daria origem ao grupo humorístico de sucesso anos mais tarde. Dedé Santana era um dos integrantes da primeira formação dos Trapalhões.

Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. Em 1971, Renato Aragão e Dedé Santana foram para a Record para estrelar o programa "Os Insociáveis", em que o grupo encontrou sua formação clássica: Didi, Dedé, Mussum e, posteriormente, Zacarias. Zacarias já trabalhava na emissora e Mussum fazia participações especiais em programas da grade, além de ser integrante do grupo musical Originais do Samba.

O grupo Os Trapalhões em sua formação clássica, da esquerda para a direita: Zacarias, Mussum, Didi e Dedé
O grupo Os Trapalhões em sua formação clássica, da esquerda para a direita: Zacarias, Mussum, Didi e Dedé Imagem: Reprodução
Continua após a publicidade

Briga entre os integrantes. Em 1983, Dedé, Mussum e Zacarias se separaram de Renato após a revista Veja publicar uma reportagem que evidenciou seu status de estrela no grupo, com diferença salarial em relação aos outros membros. Na época, Dedé e colegas montaram uma produtora rival. Mas, pouco tempo depois, os humoristas se reconciliaram.

Mortes provocaram o final do grupo. Em março de 1990, Zacarias morreu com uma infecção no pulmão. Em julho de 1994, Mussum morreu aos 53 anos por complicações decorrentes de um transplante de coração. Com o fim do grupo, reprises do programa foram transmitidas na TV Globo até o ano 2000.

Afastamento entre Dedé e Didi. No início dos anos 2000, os atores passaram um período separados enquanto Renato comandava o programa "A Turma do Didi", na TV Globo, e Dedé fazia o "Comando Maluco" no SBT. Apesar de nunca terem confirmado publicamente que haviam brigado, declarações dadas à imprensa na época indicavam que a relação entre os amigos estava abalada.

Briga por audiência. O programa comandado por Dedé no SBT chegou a superar "A Turma do Didi" no Ibope. Aos poucos, os atores voltaram a se falar e selaram a paz em 2004 durante o programa "Criança Esperança".

Fortuna exposta. Em entrevista em 2023 ao podcast PodC do apresentador Celso Portiolli, Dedé Santana revelou o tamanho da fortuna do amigo Didi. Segundo Dedé, Renato Aragão tem um patrimônio de R$ 180 milhões. "Ele é milionário? Vi outro dia e ele está com R$ 180 milhões no banco. Fora o que ele tem [de outros bens, como imóveis]. Ele soube aproveitar bem aquela época", declarou.

Amizade firme em nome dos velhos tempos. Os atores atualmente mantêm uma amizade pacífica. A participação de Dedé no Domingão com Huck reforça que as polêmicas ficaram pra trás e que a parceria criada desde 1960 também tem espaço fora das telas.

Deixe seu comentário

Só para assinantes