De HQs a Crepúsculo: Como a San Diego Comic-Con virou força da cultura pop

A San Diego Comic-Con 2024, também conhecida com SDCC, acontece entre os dias 25 e 28 de julho deste ano em San Diego, na Califórnia, Estados Unidos. A convenção é bastante importante para a cultura pop e inspirou outros tantos eventos ao redor do mundo — como a CCXP, aqui no Brasil.

A feira ganhou grande destaque em 2008, quando os fãs de "Crepúsculo" participaram da SDCC. A celebração aconteceu no Hall H, o maior auditório do evento, e tornou o espaço ainda mais icônico. Foi a saga, também, a responsável por dar o pontapé no fenômeno das filas quilométricas para o Hall H, frequentemente formada por fãs dispostos a virar noites para ficar um pouco mais perto de seus ídolos.

A San Diego Comic-Con também se tornou palco de anúncios célebres dos filmes da Marvel e da DC, e de séries como "Game of Thrones" e "The Walking Dead". Foi lá onde, por exemplo, o estúdio de Kevin Feige anunciou todos os seus planos pós-"Vingadores: Ultimato", com um grande time de astros incluindo Natalie Portman e Angelina Jolie.

Desde 2010, a SDCC lota o Centro de Convenções de San Diego com mais de 150 mil participantes por edição.

O que é a SDCC

A primeira Comic-Con aconteceu em 1970. Ela reuniu fãs de quadrinhos e de ficção científica.

Houve uma edição teste, com cerca de cem pessoas. O evento rapidamente ganhou destaque graças ao quadrinista Jack Kirby como convidado. Foi ele quem deu a ideia de abranger assuntos além dos quadrinhos.

Hoje, o evento não se limita apenas aos quadrinhos, mas abrange também cinema, séries, literatura, cosplay e colecionáveis.

A Comic-Con International, entidade por trás da SDCC, também produz outras duas convenções, a WonderCon, realizada em Los Angeles, e a Alternative Press Expo (APE), realizada em San Francisco.

Continua após a publicidade

E fique ligado: Splash estará na SDCC 2024. Confira a cobertura completa do evento no site e no nosso canal de Whatsapp.

Deixe seu comentário

Só para assinantes