Rapper Rael revê trajetória no minidoc 'O Caminho, da Quebrada até o Lolla'
Colaboração para Splash, no Rio
24/07/2024 18h00
Rael cresceu no Jardim Iporanga, na zona sul da capital paulista, a poucos minutos do Autódromo de Interlagos, onde rola o Lollapalooza Brasil. A trajetória artística do cantor e rapper, do início da carreira ao palco do festival, onde se apresentou neste ano, é revisitada no minidoc "O Caminho, da Quebrada até o Lolla", lançado na quarta (24).
O que aconteceu?
O dia 24 de março de 2024 ficou marcado na história do cantor e compositor Rael, quando ele subiu ao palco do Lollapalooza Brasil para a sua primeira apresentação solo no festival. Os registros do processo de preparação e dos momentos que antecederam o show resultaram em um minidocumentário, "O Caminho, da Quebrada até o Lolla" — leia a crítica de Splash sobre o show.
Ao longo de três episódios, Rael revisita os palcos e as histórias que o transformaram em um dos cantores mais plurais da música brasileira contemporânea. O mini doc, produzido pela Laboratório Fantasma, será disponibilizado em três dias seguidos no canal do YouTube do artista, a partir desta quarta (24), às 18h.
Assista abaixo ao 1º episódio
Pela responsa e visibilidade que o Lollapalooza tem, cantar no festival foi algo muito simbólico. Até porque o evento acontece na região em que eu nasci e cresci. Por isso, registramos um conteúdo na minha quebrada, o Jardim Iporanga, contando todas as inspirações e os desafios até chegar ao palco do festival. Rael
Além de imagens no festival, o documentário, dirigido por Rodrigo Zanchini, mostra a trajetória do cantor contando com depoimentos de figuras importantes na sua construção como artista e pessoa. Entre eles Mano Brown, Emicida, Evandro Fióti e Daniel Ganjaman.
Para Evandro Fióti, CEO e co-fundador da Laboratório Fantasma e irmão de Emicida, a trajetória do Rael é inspiradora. "É a prova de como a potência da ancestralidade e da cultura negra consegue transcender desafios estruturais, sociais e econômicos e projetar jovens negros a grandes mentes relevantes no nosso país através da música, cultura e entretenimento", explica.
Esse documentário tem como intuito aproximar as novas gerações da potência da juventude periférica. A música contribuiu para o Rael superar as barreiras sociais de sua vida e se transformar no artista relevante que é hoje na música e na sociedade brasileira. O caminho é longo, mas nossas tecnologias ancestrais de resistência são capazes de transformar realidades impossíveis em sonhos e realizações concretas com foco e determinação. Evandro Fióti, CEO e co-fundador da Laboratório Fantasma
O título faz uma alusão, principalmente, ao fato de Rael ter crescido no Jardim Iporanga, bem perto do Autódromo de Interlagos, onde acontece o Lollapalooza Brasil. Foi naquela região que Rael organizou a Rinha dos MCs, batalha de MCs que impulsionou nomes relevantes na última década do rap brasileiro como Emicida e Rashid.
Depois de alguns anos, Rael retornou para entregar um dos espetáculos mais importantes da sua carreira artística, na região onde nasceu e cresceu. "Tudo tem um começo", resume Rael.
Relembre como foi o Lollapalloza 2024 no especial que Splash publicou: "Quem conseguiu tirar o pé da lama dançou, cantou e se emocionou ao som de rock, pop, trap, rap e funk..."
'O Caminho, da Quebrada até o Lolla'
Direção: Rodrigo Zanchini e Evandro Fióti
Direção criativa: Rodrigo Zanchini e Evandro Fióti
Imagens: Bruno Trindade, Caetano Magalhães "Magalha" e Rodrigo Zanchini
Produção: Laboratório Fantasma
Produção: Evandro Fióti
Coordenador de produção: Vanildo Ricardo (Dinho)
Produção executiva: Laura Freitas, Evandro Fióti, Rodrigo Zanchini e Lucas Morgado
Mixagem: Damien Seth
Direção de estratégia: Grégori Palavre e Evandro Fióti
Gerente de comunicação e marketing: Grégori Palavre
Analista de estratégia e mídias sociais: Caio Camilo
Designer: Lucas Xavier e Darlís Santos
Produtora: b+ca
Gerente audiovisual: Marcela Freitas
Planejamento: Júlia Yazbek, Thays Conte e Rafaella Meigger
Coordenadora de marketing: Paula Pires
Analista de marketing: Julia Oliver
Analista de redes sociais: Lorena Ribeiro
Community manager: Caroline Antonioli
Analista de qualidade: Bruno Stolf
Diretora de arte: Chiara Gomes
Motion designer: Camila Mathias
Edição: Beatriz Brassi e Rodrigo Zanchini
Finalização/Colorização: Henrique Mayworm e Rodrigo Zanchini
Assistência de pós-produção: Danilo Sodré