Anime: 'The Elusive Samurai' e a história (real) do herdeiro fujão

Em meio a uma temporada sem tanto anime famoso para assistir, algumas poucas obras que fazem tudo bem coreto se destacam. É o caso de "The Elusive Samurai", o shonen de general de guerra que vem encantando os fãs de anime com uma arte linda e um contexto histórico incrível.

A história

No ano de 1333 a cidade de Kamakura sofreu um golpe militar. O clã Hojo, que politicamente controlava tudo, foi derrubado após uma traição do general de guerra Ashikaga Takauji. Todos os membros da família acabaram cruelmente assassinados, menos um: o garoto Tokiyuki, o protagonista desse anime.

General Ashikaga em "The Elusive Samurai"
General Ashikaga em "The Elusive Samurai" Imagem: Reprodução/CloverWorks

Nas primeiras cenas, o anime apresentada a personalidade de Tokiyuki. Um garoto inocente que sempre está escapando de suas obrigações palacianas como herdeiro ao trono. Os funcionários do palácio estão sempre correndo atrás dele para praticar arco e flecha ou faça outras aulas, mas o menino parece ter um dom para fuga.

Essa habilidade é bastante especial e pode ser usada em combate. O primeiro a perceber esse talento para escapar é o monge Yorishige que, graças a seus poderes mediúnicos, descobre que Tokiyuki conseguirá derrotar Ashikaga dali alguns anos.

Tokiyuki é levado para a província de Shinano para receber treinamento. Com isso, ele será capaz de se tornar um general de guerra mirim e recuperar o trono de sua família.

Baseado em fatos reais

"The Elusive Samurai" é uma obra de Yusei Matsui, o mesmo autor de "Assassination Classroom". O mais surpreendente dessa obra é que (quase) tudo narrado pelo anime aconteceu de verdade no Japão. Tokiyuki, Ashikaga e Yorishige são todos figuras históricas reais, fazendo parte dos livros de História que os jovens japoneses estudam na escola.

Uma das grandes sacadas do autor foi pegar o trecho da História e preencher as lacunas com elementos fantásticos. Isso é muito presente em romances históricos. A trama ainda consegue divertir com elementos fantasiosos.

Continua após a publicidade
Tokiyuki conhece o monge em "The Elusive Samurai"
Tokiyuki conhece o monge em "The Elusive Samurai" Imagem: Reprodução/CloverWorks

Por adaptar um fato histórico, o público japonês acompanha a trama um pouco diferente do tradicional. Tokiyuki fará um treinamento de dois anos em Shinano e atacará Ashikaga em 1.335, vencendo a batalha e recuperando suas terras. A graça de "The Elusive Samurai" é descobrir como o autor criou uma explicação para um fato histórico tão inesperado.

O exército de Tokiyuki

Tal qual Luffy precisa reunir uma tripulação para chegar ao One Piece, Tokiyuki de "The Elusive Samurai" é incapaz de vencer a guerra sozinho. Nisso o autor introduz vários personagens com habilidades únicas que ajudarão nos combates. Há personagens mais adeptos ao combate, como o samurai Kojiro e a forte Ayako. E aqueles mais estrategistas e truqueiros, como a bela Shizuku e o ninja Genba.

"The Elusive Samurai", porém, esquece que é um shonen de luta feito apenas para fins de entretenimento. O lado político é apenas o pano de fundo, e o foco recai no olhar de Tokiyuki sobre toda essa situação.

Continua após a publicidade

O autor acerta ao dar características exageradas aos vilões. Os olhos grandes capazes de enxergar longe ou ouvidos enormes que escutam qualquer mínima movimentação. A obra está mais próxima de uma aventura como "Demon Slayer" do que desavenças políticas como num "Gundam".

Animação belíssima

Lançado em uma temporada sem muitos animes de grande expressividade, "The Elusive Samurai" se destaca por seus elementos visuais. Como se não bastasse a ótima animação desenvolvida pelo estúdio CloverWorks (de "Spy X Family"), toda a poesia do mangá original foi transposta com habilidade e beleza.

Tokiyuki ressurge como uma fênix em "The Elusive Samurai"
Tokiyuki ressurge como uma fênix em "The Elusive Samurai" Imagem: Reprodução/CloverWorks

Quando Yorishige joga Tokiyuki no penhasco para provar que ele tem capacidade de fugir e sobreviver, a cena faz o protagonista retornar com asas de uma fênix. Os exageros trazem um impacto visual forte e faz com que "The Elusive Samurai" seja um dos mais belos animes da temporada.

Ainda que o mangá não seja um sucesso sem precedentes no Japão (ele tem vendas bem mornas), "The Elusive Samurai" é uma obra que vale a pena ser assistida por seus personagens agradáveis e cenas estonteantes.

Continua após a publicidade

Onde assistir?

"The Elusive Samurai" está sendo lançado semanalmente pela Crunchyroll, com legenda em português. Caso tenha curiosidade de ler a versão em mangá, ela é publicada no Brasil pela Panini. Inclusive, a editora publicou a obra anterior do autor, "Assassination Classroom".

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.