Hits e mais: 10 acontecimentos que levaram SKZ e Jimin ao topo da Billboard

A semana começou melhor do que nunca para quem gosta de ver o sucesso do K-pop fora da Coréia do Sul. Stray Kids e Jimin (BTS) quebraram recordes, conquistaram o topo do chart principal de vendas da Billboard (o 200, de discos) e fizeram história: é a primeira vez que dois artistas de k-pop ficam no topo do chart simultaneamente.

O Splash fez uma lista com 10 acontecimentos importantes que marcaram esse feito dos artistas sul-coreanos

1. Jimin surpreendeu com retorno 'tão cedo'

Em junho, um vídeo "misterioso" saiu com Jimin, e todo mundo ficou confuso e ao mesmo tempo feliz com um comeback bem antes do esperado. 'Muse' se juntou a 'Face', primeiro disco solo do cantor, lançado em março de 2023. O novo disco de Jimin vendeu 96 mil cópias na primeira semana de vendas, ficando em #2 no chart.

2. Stray Kids headliner de três festivais internacionais

Cada vez maiores, os SKZ foram confirmados esse ano como headliners de três festivais de música: I-Days em Milão, BST Hyde Park em Londres e Lollapalooza Chicago. Os dois primeiros já aconteceram e foram sucessos absolutos de público e de crítica. O Lolla acontece nesse próximo fim de semana (de 1 a 4 de agosto). A demanda é tanta que eles fizeram uma versão festival do single principal de 'ATE', 'Chk chk boom'.

3. 'WHO' faz 100 milhões de streamings no Spotify em dez dias

Para muitos artistas é até surreal pensar que isso é possível, principalmente para um solista sul-coreano, mas Park Jimin conseguiu superar a marca de 100 milhões de streamings no Spotify em apenas dez dias. A canção também debutou em #1 no Billboard Global 200. Gigante mesmo.

Continua após a publicidade

4. SKZ coloca cinco discos no topo da Billboard na sequência

Com o sucesso de 'ATE' no topo da Billboard, o grupo colocou cinco discos na sequência em #1: Oddinary, Maxident, 5-STAR, ROCK-STAR, e ATE. O último disco já vendeu 232 mil cópias em uma semana. Um feito e tanto para a carreira.

5. Jimin traz o rapper LOCO em um pré-single reconfortante

Antes de lançar o hit 'WHO', Jimin deu de presente para o Army um pré-single para lá de especial, fofo, cheio de coração e com a participação do rapper sul-coreano LOCO. 'Smeraldo Garden Marching Band' é um presente para quem ama BTS e Os Beatles.

Continua após a publicidade

6. Finalmente dentro da Marvel, SKZ tem música em 'Deadpool & Wolverine'

Depois de tantas declarações entre Bangchan e Ryan Reynolds, finalmente tivemos uma colaboração de verdade com uma música do grupo no filme novo da Marvel. 'Slash' é inédita e feita para o filme. Ryan e Hugh Jackman também apareceram brevemente no MV de 'Chk chk boom'. Ícones reunidos.

7. Mesmo servindo, Jimin deixou sua participação no Jimmy Fallon gravada

Embora Jimin não possa promover 'Muse' como de costume, indo a programas semanais e se apresentando em diversos eventos, pois ele ainda está servindo, o miniquerido deixou gravado alguns vídeos, incluíndo o debut de 'WHO' na TV, no programa do Jimmy Fallon, que já virou amigo dele.

Continua após a publicidade

8. Todas as faixas do disco 'ATE' são escritas e produzidas pelos 3RACHA

São raríssimos os artistas que podem dizer que escreveram e produziram as próprias músicas e 3RACHA (Chan, Changbin e Han) faz parte desse seleto grupo. Todas as faixas de 'ATE' têm a mão deles e isso faz o som do grupo ser único e completamente deles. Quem escuta Stray Kids, gostando ou não, sabe que está escutando uma música do grupo. E isso é enorme.

9. Tanto Jimin quanto SKZ trouxeram músicas latinas cheias de gingado para os fãs

Além de sucesso, o que mais Stray Kids e Jimin possuem em comum? Malemolência latina, sobre a qual falamos mais aqui. Escutem "Chk chk boom" seguida de ''Be Mine" e saiam pela casa dançando.

Continua após a publicidade

10. Ver dois artistas sul-coreanos juntos no topo em um chart norte-americano é uma vitória da indústria

Apesar das constantes disputas entre armys e stays, esse embate significa que ambos os grupos, BTS e SKZ, possuem uma base sólida de fãs que acompanha, ama e investe tempo e dinheiro neles. É incrível demais, em uma indústria ainda muito xenofóbica, ver um domínio asiático. Parabéns a todos os envolvidos e principalmente para armystays, que venceram duplamente!

Deixe seu comentário

Só para assinantes