Em nomeação rara, Festival de Veneza tem brasileiro na mira do Leão de Ouro
Walter Salles surpreendeu ao ter seu novo filme "Ainda Estou Aqui" indicado ao principal prêmio do Festival Internacional de Cinema de Veneza: o Leão de Ouro.
Vitor Búrigo destaca a raridade da seleção, que nunca premiou uma produção brasileira com o Leão de Ouro. "Há muito tempo a gente não vê brasileiros disputando o Leão", diz.
Flavia Guerra lembra que a última nomeação de um brasileiro ao prêmio ocorreu há mais de 20 anos. "Somos mais bem representados em Cannes do que em Veneza", opina. "Estamos sempre em mostras paralelas de Veneza, mas concorrendo ao Leão, nem tanto".
A colunista justifica a escolha pela habilidade do diretor. "Walter Salles dirige dramas — e dramas familiares, especialmente — como pouca gente no Brasil. Ele é muito bom, então acho que vai emocionar".
Na trama, baseada na obra homônima de Marcelo Rubens Paiva, são retomadas as memórias de Eunice Paiva e seu marido, Rubens Paiva, ativista político capturado, torturado e assasinado durante e Ditadura Militar. Ainda sem data de estreia no Brasil, o elenco conta com nomes como Fernanda Torres, Fernanda Montenegro e Selton Mello.
Walter Salles não é o único brasileiro no festival
Ainda sem release oficial, o documentário "Apocalipse nos Trópicos", de Petra Costa, também foi selecionado para ser exibido fora do competição, no circuito do Festival de Veneza.
Búrigo diz que a nomeação surpreendeu. "Ninguém estava cogitando o nome da Petra, não sabíamos que o filme estava pronto, que filme é esse e sobre o que ele fala", diz. "É o cinema brasileiro marcando presença".
O diretor do festival, Alberto Barbera, resumiu o filme de uma forma muito interessante, diz Flavia Guerra. "Ele falou que em oito episódios o filme trata da ascensão política de Bolsonaro, que foi muito rápida, turbinada e favorecida pela ascensão das correntes fundamentalistas religiosas brasileiras".
Assista à íntegra do Plano Geral:
Apresentado por Flavia Guerra e Vitor Búrigo, Plano Geral é exibido às quartas-feiras, às 11h, no canal de Splash no YouTube e na home do UOL, com as principais notícias sobre cinema e streaming. Você pode ainda ouvi-lo no Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts.
Deixe seu comentário