6 crossovers inesperados de animes e mangás com o ocidente

Recentemente foi divulgado que "Naruto" terá um crossover com "As Tartarugas Ninja", fruto de uma parceria entre a editora Viz Comics e a IDW que será lançado em novembro de 2024. Os fãs foram pegos de surpresa ao verem Naruto, Sasuke e Sakura ao lado de Michelangelo, Donatello, Leonardo e Raphael, até porque não é tão comum um encontro entre personagens de animes e mangás com obras do ocidente.

Mesmo isso sendo incomum, Splash reuniu nesta lista alguns outros crossovers entre obras japonesas e personagens ocidentais:

'Ultraman' e 'Homem-Aranha'

Encontro de Homem-Aranha com Ultraman
Encontro de Homem-Aranha com Ultraman Imagem: Divulgação/Tsuburaya Production/Marvel Comics

Além do encontro de "As Tartarugas Ninjas" com "Naruto", o próximo crossover entre os dois extremos do globo terrestre será entre o herói gigante "Ultraman" e o "Homem-Aranha".

O evento foi anunciado na San Diego Comic-Con e será um mangá fruto da parceria entre a Tsuburaya Productions e a Marvel Comics. O artista responsável é Tomo Hirokawa, conhecido pelos mangás de "Sword Art Online: Alicization Lycoris" e "Muv-Luv Unlimited".

A história não é lá muito inventiva, colocando o amigo da vizinhança e o vilão Doutor Destino sendo transportados para Tóquio em meio a ataques de Kaijus. Será que terão coragem de colocar uma participação especial do robô gigante do Homem-Aranha do live-action japonês de 1978?

'Meu Malvado Favorito' ajuda 'Super Onze'

Encontro dos personagens de "Meu Malvado Favorito" e "Super Onze"
Encontro dos personagens de "Meu Malvado Favorito" e "Super Onze" Imagem: Reprodução

Um dos encontros mais inusitados dessa lista é o de Gru de "Meu Malvado Favorito" com os jogadores do time Raimon de "Super Onze". Em 2011, o anime de futebol ganhou alguns eyecatches (aquelas animações antes do intervalo comercial) mostrando Gru e seus Minions ajudando os garotos.

Continua após a publicidade

Os Minions aparecem carregando bolas de futebol (e melancias) até que Vector, o vilão do "Meu Malvado Favorito", ataca o clube e é impedido por Gru. Além dessa animação, antes do filme de "Super Onze" nos cinemas japoneses era exibido um curta mostrando os jogadores juvenis interagindo com os Minions.

Infelizmente nada disso chegou a ser exibido no Brasil, pois a RedeTV (e posteriormente a Band) não exibiam os eyecatches de "Super Onze" e nem tivemos o filme do anime de futebol nos cinemas brasileiros.

Turma da Mônica encontra 'Astro Boy' e outros personagens de Osamu Tezuka

Personagens da Turma da Mônica consolam personagem de Osamu Tezuka
Personagens da Turma da Mônica consolam personagem de Osamu Tezuka Imagem: Reprodução/MSP

Mauricio de Sousa, o pai da Turma da Mônica, teve uma bela amizade com Osamu Tezuka, o conhecido Deus do Mangá. Os encontros entre os dois são citados até na biografia oficial do autor japonês, publicada no começo dos anos 2000 pela editora Conrad. A amizade era tão forte que rendeu uma série de homenagens posteriores em momentos diferentes.

Continua após a publicidade

Quando o mangaká faleceu em 1989, Mauricio de Sousa publicou nas revistas da Turma da Mônica uma arte colocando seus personagens consolando três criações de Tezuka: o leão Kimba, a princesa Safiri e o Astro Boy.

Muitos anos depois, veio a oportunidade de fazer encontros entre os personagens. Os quadrinhos de "Turma da Mônica Jovem" realizaram, em parceria com a Tezuka Productions, um crossover de seus personagens em algumas edições. Na história, os personagens se unem para enfrentar inimigos em comum.

Os crossovers ocorreram também em mão dupla: foi lançado no Japão o quadrinho "A Princesa e o Cavaleiro: A Noite da Princesa" desenhado pela Mauricio de Sousa Produções e colocando os personagens da obra original em uma aventura inédita, com participações especiais da turminha brasileira. Esse quadrinho foi lançado no Brasil pela Editora JBC.

'Dragon Ball' homenageando Ayrton Senna

Personagens de "Dragon Ball" pilotando carro de Ayrton Senna
Personagens de "Dragon Ball" pilotando carro de Ayrton Senna Imagem: Reprodução/Shueisha

Akira Toriyama, criador de "Dragon Ball", era muito fã de Ayrton Senna. Tanto que a editora Shueisha mexeu seus pauzinhos para que o autor pudesse assistir ao vivo a uma corrida do brasileiro. Esse dia especial foi transformado em uma história em quadrinhos de comédia publicada nas páginas da Shonen Jump, a mesma revista de "Dragon Ball".

Continua após a publicidade

Como a editora Shueisha também era uma patrocinadora da McLaren, Toriyama teve a chance de desenhar uma arte oficial colocando Goku, Bulma e Gohan pilotando o McLaren MP4/5, carro de Senna.

Os Vingadores lutaram contra os titãs de 'Attack on Titan'

Hulk encara titã de "Attack on Titan"
Hulk encara titã de "Attack on Titan" Imagem: Reprodução/Marvel Comics/Kodansha

Na época que "Os Vingadores" estavam bombando nos cinemas, houve uma movimentação para um inesperado crossover com "Attack on Titan". A história é assinada por Hajime Isayama (criador do mangá original), C.B. Cebulski, Gerardo Sandoval e Dono Sanchez Almara, e coloca os famosos titãs aparecendo em Nova Iorque.

Como não têm conhecimento sobre o funcionamento dessas criaturas, os Vingadores precisam improvisar um ataque para impedir a destruição da cidade. O Gavião-Arqueiro descobre que o pescoço é o ponto fraco dos titãs, e os demais heróis como Hulk, Homem-Aranha e Homem de Ferro se unem para golpear naquele lugar. Até os Guardiões da Galáxia aparecem nesse encontrão.

A história de 2015 é apenas um quadrinho comemorativo do Dia do Quadrinho Grátis, e nem ao menos tem um final. Ou seja, nunca ficamos sabendo como os Vingadores derrotaram os titãs ou se o Doutor Estranho precisou buscar o Eren e os demais para a tarefa.

Continua após a publicidade

'Yu-Gi-Oh!' encontra Bob Esponja e desenhos da Nick

Bob Esponja abraça Yugi Muto
Bob Esponja abraça Yugi Muto Imagem: Reprodução

Para promover a edição de 2003 do Meus Prêmios Nick, finada premiação de melhores do ano da Nickelodeon com voto popular, a emissora produziu uma propaganda que trazia seus desenhos animados convidando o espectador a participar dessa festa da democracia juvenil.

A grade de desenhos da Nickelodeon não era composta apenas pelos Nicktoons, mas também pelo anime "Yu-Gi-Oh!". Ou seja, o protagonista Yugi Muto também foi colocado na propaganda do Meus Prêmios Nick, rendendo cenas bastante bizarras.

Logo no começo ele aparece andando em um carro conversível junto dos personagens de "Hey! Arnold", balançando os braços com muita alegria. Em outro momento do clipe ele dança com Bob Esponja, que improvisa um rap com as últimas categorias da votação.

O clipe foi produzido sem muito respeito ao traço original do anime de "Yu-Gi-Oh!", então o resultado é bastante pitoresco, mas merece ser visto pela curiosidade:

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

Só para assinantes