Luiza Tomé comemora volta à TV: 'Muito tempo sem fazer novela'
Luiza Tomé, 63, está de volta à teledramaturgia em "A Caverna Encantada" (SBT). A atriz, que ganhou projeção nacional em produções da Globo, completa 40 anos de carreira em 2024. A artista conversou com a reportagem de Splash.
Projeto é oportunidade para explorar outras características. "Eu estou adorando fazer a Dalete, porque eu tenho essa possibilidade [de fazer outros tipos de personagens]. As emissoras, os diretores, às vezes, colocam a gente em prateleiras."
Relacionadas
Atriz acredita que por muito tempo ficou limitada a um determinado padrão de personagem. "Parece que não consegue sair desse lugar. Fica engessado, sempre fazendo o mesmo personagem. E nessa [novela], eu vou ter a oportunidade de fazer uma cozinheira, uma mulher afetiva, que fala por meio da comida."
Luiza ficou marcada por personagens que exploravam a sensualidade, em especial no período em que trabalhou na Globo. Ela passou a ocupar o posto de símbolo sexual da década de 1990 após ganhar projeção na novela "Tieta".
Em "Caverna Encantada", atriz dá vida a Dalete, mulher que trabalha como cozinheira do colégio interno Rosa dos Ventos. Ela adotou Moisés, que foi deixado na porta da escola dentro de um cesto, e mostra afeto através das comidas que faz. Vive tomando bronca de Norma [diretora] por dar doces escondidos para as crianças.
'Estava há muito tempo sem fazer novela'
Artista revelou que trabalhar no SBT era um sonho antigo. "Eu moro em São Paulo há 33 anos e sempre trabalhei na Globo e na Record. Ou seja: ponte aérea, táxi, Uber, aeroporto fechado. Eu falava: 'Caramba. Eu não consigo trabalhar aqui do lado da minha casa'."
Me chamaram para fazer a novela e eu fiquei muito feliz, porque eu estava há muito tempo sem fazer novela, fazendo só teatro. A gente teve uma pandemia que todo mundo ficou afastado por bastante tempo. E quando me chamaram, eu fiquei vibrando. Eu levo 15 minutos da minha casa até aqui. Luiza Tomé
Luiza Tomé participou de grandes produções na Globo, entre os anos 1980 e 1990, a exemplo de "Tieta", "Fera Ferida" e "A Indomada". Após deixar o canal da família Marinho, no começo dos anos 2000, ela fez uma sequência de trabalhos na Record. Sua última novela até agora havia sido a global "O Sétimo Guardião", na qual fez participações especiais.
Atriz conta que foi acolhida na nova casa. "É uma casa extremamente familiar, gostosa. Quando eu falo familiar, é no sentido mais bacana. Está fazendo uma novela que todos possam assistir."
'A Caverna Encantada'
"A Caverna Encantada" estreou no dia 29 de julho no SBT. A trama, que é escrita por Íris Abravanel, conta com a direção-geral de Rica Mantoanelli. A novela conta a história de Anna, filha de Paulo, um médico missionário. O pai recebe um chamado para uma missão perigosa e, infelizmente, Anna não poderá acompanhá-lo.
O pai deixa a filha num colégio interno, onde a menina vai conviver com crianças bem diferentes. Paulo garante voltar no dia do aniversário da filha, mas misteriosamente, não retorna.