Topo

Sabia que a novela 'Cabocla' que será reprisada na Globo é um remake?

Zuca (Vanessa Giácomo) e Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira) em "Cabocla" - João Miguel Júnior/Globo Zuca (Vanessa Giácomo) e Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira) em "Cabocla" - João Miguel Júnior/Globo
Zuca (Vanessa Giácomo) e Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira) em 'Cabocla' Imagem: João Miguel Júnior/Globo

Colaboração para Splash, em São Paulo

31/07/2024 12h00

A Globo anunciou "Cabocla", de 2004, como a substituta de "Cheias de Charme" na faixa de Edição Especial. Essa é a terceira versão da história que já havia sido contada anteriormente em 1959 e 1979.

'Cabocla' é um remake?

A novela de 2004, que será reprisada pela Globo a partir do fim de agosto, é um remake. Todas as versões de "Cabocla" são inspiradas no livro, publicado em 1931, do autor Ribeiro Couto

A primeira versão da história foi exibida em 1959 na extinta TV Rio. Nessa época, onde as novelas ainda não era diárias, quem viveu o casal Zuca e Luís Jerônimo foram os atores Glauce Rocha e Sebastião Vasconcelos.

Em 1979, o autor Benedito Ruy Barbosa adaptou o livro para a Globo. Nessa versão, Glória Pires e Fábio Jr. eram os protagonistas. Foi nas gravações que os dois se conheceram, se casaram e da união tiveram a filha Cleo Pires.

Gloria Pires e Fábio Jr. na versão de 1979 de 'Cabocla' Imagem: Acervo/Globo

A novela de 2004 é um remake direto da versão de 1979. O autor Benedito Ruy Barbosa reescreveu sua própria novela com a colaboração das filhas Edmara Barbosa e Edilene Barbosa.

Nessa terceira versão, Vanessa Giácomo e Daniel de Oliveira viveram o casal Zuca e Luís Jerônimo. No remake, Benedito Ruy Barbosa conseguiu abordar temas e usar cenas que foram proibidos pela censura na década de 70, como a questão da posse de terra.

Zuca (Vanessa Giácomo) e Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira) no remake de 'Cabocla' Imagem: Divulgação/Globo


Cabocla