Olimpíadas 2024: entidades denunciam comentarista por fala sexista
A FJS (Associação Francesa de Mulheres Jornalistas Esportivas) e o UJSF (Sindicato de Jornalistas Esportivos de França) divulgaram um comunicado conjunto em que denunciam comentários sexistas durante uma partida de tênis feminino nas Olimpíadas de Paris.
O que aconteceu
Entidades afirmam que episódio aconteceu durante uma transmissão da rádio RMC, na terça-feira (30). De acordo com a nota, a fala foi ao ar em rede nacional, enquanto as francesas Caroline Garcia e Diane Parry enfrentavam as italianas Sara Errani e Jasmine Paolini.
"À esquerda tem a Sara Errani, que manda. Ela faz tudo: a louça, a cozinha, o esfregão", disse o comentarista, que não teve o nome revelado. Na sequência, os companheiros de transmissão dão risada da declaração.
Comentarista é demitido
Entidades também elogiaram a decisão da Eurosport de demitir Bob Ballard, após falas sexistas sobre nadadoras. Ela faria a cobertura das Olimpíadas de Paris 2024 na emissora que pertence à Warner Bros., quando fez comentários inapropriados sobre as atletas que disputaram o revezamento 4x100m livre, no último sábado (27).
O comentário foi feito após a equipe australiana conquistar a medalha de ouro na modalidade. Enquanto as atletas se dirigiam ao Centro Aquático de Paris para a premiação, Ballard disse: "Bem, as mulheres estão terminando. Você sabe como elas são... Andam por aí, se maquiam".
Lizzie Simmonds, nadadora que também participava da transmissão, classificou o comentário como "ultrajante", mas não se manifestou diante os espectadores do programa. As informações são do portal Deadline.
Após a repercussão negativa nas redes sociais, o Eurosport divulgou uma nota afirmando que Ballard havia sido afastado das transmissões. "Durante um evento da cobertura do Eurosport na noite passada, o comentarista Bob Ballard fez um comentário inapropriado. Para esse fim, ele foi removido da nossa lista de comentaristas com efeito imediato", dizia o comunicado da rede ao The Independent.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.