Ícones da guitarra e do violão fazem shows pelo Brasil neste fim de semana
Colaboração para Splash, no Rio
02/08/2024 12h00
Os fãs de grandes guitarristas têm três excelentes motivos para aproveitar o primeiro fim de semana de agosto. Entre sexta (2) e domingo (4), será possível assistir em palcos nacionais a performances dos brasileiros Egberto Gismonti e Kiko Loureiro e do inglês Andy Summers.
O que vai acontecer?
O compositor e multi-instrumentista Egberto Gismonti apresenta em São Paulo, no sábado (3), o show "Caleidoscópio", em que celebra 45 anos de carreira. São duas sessões, às 20h e 22h30.
Relacionadas
Com formação erudita e mais de 60 álbuns produzidos, o artista é notório pela pesquisa em música popular e folclórica brasileiras. Entre suas canções célebres estão "Água e Vinho", "Mais Que a Paixão", "Palhaço", 'Café", "Pr'um Samba" e "Ano Zero".
Em 2012, a edição brasileira da revista "Rolling Stone" incluiu Gismonti na lista com os "70 mestres brasileiros da guitarra e do violão". Integraram a seleção nomes como Baden Powell, Paulinho da Viola e Roberto de Carvalho.
Já o guitarrista Kiko Loureiro está rodando o país com sua turnê de 35 anos de estrada. Neste fim de semana, ele se apresenta na sexta (2), em Goiânia, no sábado (3), em Brasília, e no domingo (4) em Santos (SP).
Kiko fez parte do Angra entre os anos de 1993 e 2015. Com a banda brasileira, ele gravou oito discos e recebeu diversos prêmios pelo mundo.
Em 2005, partiu para caminhos alternativos em sua musicalidade e lançou o seu primeiro disco solo. Desde então, foram quatro outros lançamentos abordando sua versatilidade e passando por estilos que vão desde o rock e o heavy metal, ao progressivo, o jazz, o fusion e à música brasileira.
A partir de 2015, Kiko passou a integrar a banda norte-americana de metal Megadeth, considerada uma das maiores do mundo. Como integrante, ele gravou o álbum "Dystopia", em 2016 (vencedor do Grammy por melhor música de metal) e "The Sick, the Dying? and the Dead!", em 2022. Kiko deixou o grupo em 2023.
Já os fãs do trio inglês The Police não podem perder a chance de ver a banda-tributo Call The Police, que traz o guitarrista original, Andy Summers, em sua formação. Fã incondicional da musica brasileira, ele já gravou e dividiu o palco com artistas como Roberto Menescal e Gilberto Gil.
Summers foi considerado um dos maiores guitarrista de todos os tempos pela revista "Guitar Player". Ao lado de Stewart Copeland e Sting, ele fez parte de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, The Police, com mais de 60 milhões de cópias vendidas e ganhadora de vários Grammys.
Ele é acompanhado por um baixista/vocalista e um baterista, ambos de peso e famosos no rock BR. Rodrigo Santos, do Barão Vermelho, e João Barone, dos Paralamas do Sucesso, completam o power trio que se apresenta na sexta (2), no Rio, e no sábado (3), em São Paulo.
É uma oportunidade incrível poder tocar com uma lenda da guitarra, como Andy Summers, e com Rodrigo, que está surpreendendo na tarefa de cantar o repertório clássico do The Police. Muito além de qualquer coisa, fica o nosso imenso respeito e agradecimento a Andy, Stewart e Sting por tudo o que fizeram de bom pela música. A obra do The Police está no hall da fama do rock. João Barone, baterista
Mais veteranos
A grande estreia do fim de semana é certamente a aguardada turnê Caetano & Bethânia. Os irmãos iniciam no Rio, com apresentações no sábado (3) e no domingo (4), a série de shows que segue até 18 de dezembro, em São Paulo. Nestes mesmos dias, a MPB ainda é representada com apresentações de Alceu Valença, em Natal, Renato Teixeira, em São Paulo.
Destaques do fim de semana
Sexta (2)
- Emblem3, Lamar Morris e Kaia Jette - Carioca Club (São Paulo)
- Samuel Rosa - Espaço Unimed (São Paulo)
- Humberto Gessinger e Ira! - Clube Atlético Juventus (São Paulo)
- Funk Como Le Gusta convida Souto MC e Lino Krizz - Sesc Santo André (Santo André - SP)
- Call The Police - Vivo Rio (Rio de Janeiro)
- Forfun - Classic Hall (Recife)
- Kiko Loureiro - Bolshoi (Goiânia)
Sexta e sábado (2 e 3)
- Gaby Amarantos - Sesc Pompeia (São Paulo)
- Renato Teixeira - Sesc Belenzinho (São Paulo)
- Alceu Valença - Teatro Riachuelo (Natal)
Sábado (3)
- Péricles - Espaço Unimed (São Paulo)
- Ferrugem - Qualistage (Rio de Janeiro)
- Call The Police - Vibra (São Paulo)
- Seu Jorge - Parque Villa-Lobos (São Paulo)
- Zeca Baleiro e convidados - Casa Natura Musical (São Paulo)
- Egberto Gismonti - Blue Note (São Paulo)
- Kiko Loureiro - Toinha (Brasília)
- Jota Quest - Área externa do Centro de Convenções (Recife)
- Restart - Concha Acústica (Salvador)
- Forfun - Arena Iguatemi (Fortaleza)
- Natiruts - Espaço D'Areia (Porto Alegre)
- Terno Rei - CWB Hall (Curitiba)
- Detonautas - show acústico - Complexo Lagamar (Varginha - MG)
Sábado e domingo (3 e 4)
- Oxigênio Festival (Hot Water Music, Hateen, Bayside Kings e outros no sábado; The Get Up Kids, Chuck Ragan, Sugar Kane e outros no domingo) - Aeroclube Campo de Marte (São Paulo)
- Emblem3, Lamar Morris e Kaia Jette - La Esquina (Rio de Janeiro)
- Caetano Veloso e Maria Bethânia - Farmasi Arena (Rio de Janeiro)
- Festival CoMA (Consciência, Música e Arte), com Tulipa Ruiz, Choro no Eixo, Oswaldo Amorim e Mamulengo Lengo Tengo no sábado; Maglore, Akhi Huna, Lupa e Choro no Eixo no domingo - CCBB (Brasília)
Domingo (4)
- Mart'nália - Parque Villa-Lobos (São Paulo)
- MEGAHITS!, com Guilherme Isnard, Virginie, Kiko Zambianchi, Claudio Venturini, Mauricio Gasperini, Sergio Hinds e Marcelo Nova - Vibra (São Paulo)
- Day Limns - Carioca Club (São Paulo)
- Isa Buzzi (Tokio Marine Hall)
- Júlia Levy - Blue Note São Paulo
- Kiko Loureiro - Arena Hall (Santos)
- Festival Enel por Você, com Ana Carolina e Péricles - grátis - Caminho Niemeyer (Niterói - RJ)