Topo

Qual a ordem cronológica certa para assistir aos filmes da saga 'Alien'?

"Alien: Romulus" não está no final da lista cronológica da franquia - Reprodução "Alien: Romulus" não está no final da lista cronológica da franquia - Reprodução
'Alien: Romulus' não está no final da lista cronológica da franquia Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

02/08/2024 19h00

Após um hiato de sete anos, a franquia "Alien" volta às telonas com "Alien: Romulus". Antes de mergulhar na próxima empreitada cinematográfica, os fãs podem querer acompanhar os filmes anteriores da franquia de ficção científica de terror. Para isso, explicamos como assistir aos filmes na ordem cronológica certa e onde assistir a eles.

A ordem certa

AVP: Alien vs. Predator

Aliens vs. Predator: Requiem

Relacionadas

Prometheus

Alien: Covenant

Alien

Alien: Romulus

Aliens

Alien 3

Alien Resurrection

Todas as produções estão disponíveis no Disney+, com exceção de "Alien: Romulus", que chega aos cinemas no dia 15 de agosto.

'Alien: Romulus' chega aos cinemas no dia 15 de agosto Imagem: Divulgação

Franquia "Alien"

Começou em 1979, com o lançamento de "Alien" do diretor Ridley Scott. O filme segue a tripulação da espaçonave Nostromo, incluindo a suboficial Ripley (Sigourney Weaver), o capitão Dallas (Tom Skerritt) e o oficial executivo Kane (John Hurt), que estão voltando para casa depois de uma missão no espaço profundo. No entanto, eles logo se veem lutando pela sobrevivência quando uma espécie alienígena (mais tarde identificada como Xenomorfos) se infiltra em sua nave.

Embora "Alien" tenha recebido críticas mistas após o lançamento, hoje é considerado um dos maiores filmes de terror de ficção científica de todos os tempos. A forte protagonista feminina de Sigourney Weaver e a premissa arrepiante foram inovadoras. Além disso, a cena na qual o alienígena emerge através do peito de Kane é considerada uma das cenas mais icônicas da história cinematográfica.

'Alien' é um clássico do cinema Imagem: Reprodução / Internet

Sigourney Weaver voltou para a sequência de 1986, "Aliens", com James Cameron como diretor. O filme mostra Ripley retornando ao local original do ataque a Nostromo depois que outra nave some enquanto estava na área.

"Aliens" fez o que poucas sequências conseguiram: passou a ser considerado igual ou superior a "Alien" em qualidade. O longa emocionou os espectadores com a exploração de uma Rainha Xenomorfo e o desenvolvimento adicional da personagem Ripley.

Weaver voltou para "Alien 3" e "Alien Resurrection", mas a franquia começou a perder força. "Alien 3" foi criticado por desfazer o final de "Aliens", enquanto "Alien Resurrection" tinha um roteiro complicado. Consequentemente, o próximo filme do Alien divergiria dos filmes originais e iniciaria uma nova franquia crossover com Predator.

O diretor original de "Alien", Ridley Scott, foi veementemente contra o crossover e acabou recebendo luz verde para reviver a franquia com dois filmes anteriores, "Prometheus" e "Alien: Covenant". A prequela apresentou os arqueólogos Elizabeth (Noomi Rapace) e Charlie (Logan Marshall-Green), e o androide David (Michael Fassbender), que se deparam com uma espécie alienígena mortal enquanto tentam rastrear a origem da humanidade.

Embora as prequelas não tenham eclipsado totalmente o filme original e sua sequência, elas receberam críticas relativamente positivas. Eles revitalizaram a franquia, aumentando o entusiasmo por "Alien: Romulus", que levará os espectadores de volta à época dos filmes originais.