SBT lança streaming e mira em mercado competitivo; veja como vai funcionar

O +SBT, nova plataforma de streaming do grupo Silvio Santos, chega ao mercado com o desafio de concorrer com serviços já estabelecidos. O projeto, que foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (1º), é uma das apostas do canal.

Todo o conteúdo tem a ver com a gente. Alguns podem pensar: 'por que o SBT só está lançando agora?' Na verdade, o SBT já estava no digital há muito tempo. Fomos um dos primeiros parceiros do YouTube, mas a gente queria algo que fosse nosso. Vimos a necessidade de ter uma plataforma nossa. Daniela Beyruti, CEO do SBT

O conteúdo da emissora vinha sendo disponibilizado no SBT Vídeos, de forma gratuita, desde o ano de 2020. A empresa também trabalha na distribuição das produções por meio do YouTube.

Plataforma de streaming gratuita chega ao público no dia 18 de agosto. O serviço oferece canais lineares (com anúncios) e conteúdos sob demanda.

Ele vai ter dez canais lineares. O catálogo vai ter bastante conteúdo licenciado, algo que o SBT Vídeos tinha pouco. Acho que uma diferença importante é que o +SBT vai estar disponível em todas as plataformas. Roberto Grosman, diretor de transformação digital

Carolina Gazal, diretora de conteúdo multiplataforma, disse não considerar que o SBT esteja "atrasado" na corrida por espaço no streaming. Ela cita a parceria de dez anos com o YouTube.

A gente não está atrasado. A gente entrou primeiro nesta corrida. Claro que naquele momento nem existia essa palavra, mas esse é o nosso DNA. Quando a gente entendeu que a gente precisava também ter um aplicativo, a gente propositalmente deu um passo para trás para entregar algo diferente, e não ser mais um. Carolina Gazal, diretora de conteúdo multiplataforma

+SBT

+SBT é a plataforma digital do canal de Silvio Santos
+SBT é a plataforma digital do canal de Silvio Santos Imagem: Reprodução/Instagram/@maissbt
Continua após a publicidade

O que é? O +SBT é a plataforma de streaming do grupo Silvio Santos. o serviço vai disponibilizar gratuitamente programas de entretenimento, novelas, jornalismo e produções exclusivas — além de dez canais lineares.

Um dos conteúdos originais será o Coleção SBT, uma franquia de documentários que tem o objetivo de contar a história da emissora. As séries vão abordar personalidades como o próprio Silvio Santos, e outros apresentadores que fizeram história no canal, a exemplo de Carlos Alberto de Nóbrega, Hebe Camargo, Gugu Liberato e Christina Rocha.

Entre os destaques está uma nova versão do clássico "O Picapau Amarelo", de Monteiro Lobato. A primeira temporada, que conta com 15 episódios, já estava disponível na versão beta do site.

"A Caverna Encantada", novela de Íris Abravanel que estreou na TV aberta no início da semana, estará na plataforma. A produção também será exibida no Disney+, conforme antecipou o diretor-geral Rica Mantoanelli, na coletiva de imprensa da novela.

A Disney queria nossa novela sem saber o título, ela queria nossa novela sem saber qual seria a história, ela queria a nossa novela porque era a nossa novela. Era porque é uma novela do SBT. Daniela Beyruti, filha de Silvio Santos e vice-presidente do SBT

Continua após a publicidade
SBT lança plataforma digital +SBT
SBT lança plataforma digital +SBT Imagem: Divulgação/+SBT

Plataforma também disponibilizará dez canais lineares ao vivo. São eles: +Humor, +Silvio Santos, +Saudade, +Pop, +Novelas, +Criança, +Criança, +Séries, +Cinema e +TVZYn.

Concorrência

O Globoplay foi lançado em 2015. À época, a plataforma saiu na frente e chegou ao mercado com um acervo de 50 anos de produções — do jornalismo ao entretenimento.

Globoplay é a plataforma digital do grupo Globo
Globoplay é a plataforma digital do grupo Globo Imagem: Divulgação

Continua após a publicidade

A plataforma ocupa hoje o posto de segundo maior serviço de streaming no Brasil, atrás apenas da Netflix, segundo dados divulgados pela Kantar Ibope em fevereiro. O desempenho também é impulsionado pelo sucesso de audiência do BBB.

Outra concorrente do SBT é a Record. O canal de Edir Macedo apresentou o PlayPlus em 2018, mas viu a marca perder fôlego ao longo do tempo. Há, no entanto, um esforço da emissora em manter a visibilidade do projeto durante a programação.

Deixe seu comentário

Só para assinantes