Reciclagem? Aposta da Globo, 'Estrela da Casa' tem gêmeo esquecido em 2002

Neste mês, a Globo estreia o programa 'Estrela da Casa', já considerado a maior aposta da emissora em 2024. Mas apesar de ser vendido como um formato inovador, o reality, na verdade, é uma versão repaginada do 'Fama', que foi um grande sucesso no início dos anos 2000.

Como era o 'Fama'

O programa mesclava o formato de show de calouros com confinamento. Aos sábados, os participantes se apresentavam para o público no palco com as músicas que foram ensaiadas ao longo da semana.

Apresentado por Angélica e Toni Garrido, o 'Fama' era uma versão brasileira do talent show espanhol 'Operación Triunfo'. O grande prêmio era a possibilidade de assinar contrato para gravar um álbum, e ainda ter o respaldo para divulgar o trabalho em turnê pelo Brasil.

O sucesso foi tão grande no país que as duas primeiras temporadas aconteceram em 2002, sendo que a segunda recebeu o nome de 'Fama Bis'. As versões gravadas pelos participantes no programa também eram vendidas em CDs temáticos do concurso de talentos.

As casas que abrigaram os cantores eram bem famosas naquela época. Conhecida como Academia Fama, a grande residência também serviu como cenário da novela 'As Filhas da Mãe', de 2001. Depois, o programa foi gravado na mesma casa onde ainda acontece o 'BBB'.

Academia Fama utilizou mesmo local que serviu de cenário para novela das 19h da Globo
Academia Fama utilizou mesmo local que serviu de cenário para novela das 19h da Globo Imagem: Divulgação/Globo

O confinamento era ainda mais flexível que o do reality show, apresentado por Bial. Além das visitas dos professores, nomes como Djavan, Titãs, Skank, Gilberto Gil e Ivete Sangalo estiveram por lá dividindo dicas com os cantores.

Não existia pay-per-view para acompanhar, mas todos os dias o público tinha notícias de tudo que estava acontecendo. Antes de 'Malhação', um flash de 10 minutos resumia os principais momentos do dia.

Continua após a publicidade

As eliminações eram decididas pelos jurados e o público de casa. Primeiro, os profissionais escolhiam quatro pessoas para deixarem a casa. Dois deles eram salvos pelos amigos de confinamento. A dupla restante ficava mais uma semana na casa e o público votava para decidir quem seria eliminado de vez.

O 'Fama' teve quatro edições e chegou ao fim em 2005. No último ano, o programa inovou ao mostrar as audições presenciais em shows por quatro capitais do país: São Paulo, Recife, Brasília e Porto Alegre. Angélica, Renata Ceribelli, Fernanda Lima e Ana Furtado viajaram para esses locais e comandaram as apresentações.

O programa revelou grandes nomes da música brasileira como Thiaguinho e Roberta Sá. Vanessa Jackson, Marcus Vinicius, Tiago Piquilo e Fábio Souza foram os vencedores do talent show da primeira até a última edição, respectivamente.

Coincidências?

O 'Estrela da Casa' estreia na terça, dia 13 de agosto, logo após o fim da Olimpíada 2024.

Continua após a publicidade

Ao contrário do que acontecia no 'Fama', agora o público poderá acompanhar 24 horas o confinamento dos participantes. As informações divulgadas até então também falam sobre conteúdos produzidos em diferentes formatos.

Ana Clara apresenta o novo reality da Globo, 'Estrela da Casa'
Ana Clara apresenta o novo reality da Globo, 'Estrela da Casa' Imagem: Globo/Estevam Avellar

Os confinados precisam conquistar o público e ainda participar de diferentes dinâmicas internas dentro da casa, semelhantes às provas que acontecem no BBB. Com as novas tecnologias, saem de cena os CDs e entram os streamings.

Os artistas vão lançar músicas, peças de sua autoria no programa. E como o público vai mostrar que gosta daquilo? Vai escutar. O artista que tiver mais pessoas escutando a sua música, vai ganhar alguma coisa no reality, um benefício dentro do programa. O público vai interagir não só votando, mas também ouvindo aqui de fora a pessoa, explicou Ana Clara no 'Mais Você'.

Semanalmente, eles vão apresentar seus trabalhos para o público. As vitórias e derrotas nas provas da casa podem impactar diretamente nas performances. Ainda, uma espécie de líder poderá indicar um colega para a eliminação.

O prêmio também ganhou um 'upgrade' em relação ao 'Fama'. O vencedor ganhará R$ 1 milhão de reais, um contrato com a gravadora Universal e outro contrato com a TV Globo no quadro de talentos da emissora.

Deixe seu comentário

Só para assinantes