'Repórter da Globo na água': A cobertura olímpica nada ortodoxa da CazéTV
A CazéTV trouxe novos ângulos para a cobertura das Olimpíadas 2024. O projeto, uma parceria entre a Livemode e o streamer Casimiro Miguel, transmitiu cerca de 1.000 horas de Jogos Olímpicos e buscou apresentar uma alternativa mais informal em relação à Globo.
A transmissão digital teve um pouco de tudo: climões ao vivo, polêmicas, Pedro Scooby bancado o repórter, participação singular de Diogo Defante, audiência em alta, ex-ginasta Lais Souza e "reencontro" de Fernanda Gentil com o esporte — para citar alguns exemplos. Confira como foi a cobertura da CazéTV:
'Desfile de merd*'
Áudio de Milton Cunha vazou durante a transmissão da cerimônia de abertura. O carnavalesco disse "desfile de merd*" no momento em que era exibida a passagem da delegação da Geórgia pelo Rio Sena.
Ele explicou que "o desfile de moda que estava acontecendo dentro da fabulosa Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Paris 2024 era fraco", não o desfile geral do evento esportivo. A declaração foi publicada no X (antigo Twitter).
Abertura das Olimpíadas também teve climão entre a influenciadora Nathaly Dias, conhecida como Blogueira de Baixa Renda, e a jogadora de vôlei Adenizia. A influenciadora questionou a jogadora sobre uma fofoca envolvendo a seleção brasileira de vôlei feminino.
Adenizia desconversou. "Isso aqui é um programa de família. Não é pra colocar esses casos tão obscuros no ar. É pra falar de coisa alegre." A influenciadora insistiu, e Adenizia respondeu: "Não faço parte de fofocas."
Pedro Scooby
Surfista protagonizou "momentos hilários" na internet. Teve bronca, denúncia, post da ex-mulher e tentativa de 'jogar' repórter da Globo no mar. Ele contou que levou uma bronca pela condução das entrevistas. "Estou indo para a areia porque tomei esporro, que usei as minhas amizades para fazer a entrevista na água. Vou descer lá na área comum, onde fazem as entrevistas."
O repórter da CazéTV também colocou um filtro no Instagram e gravou um vídeo denunciando o juiz australiano Ben Lowe. Surfista expôs uma foto do árbitro ao lado de Ethan Ewing. O árbitro foi retirado do júri Olímpico em Teahupo'o, na Polinésia Francesa, pela ISA (Associação Internacional de Surfe).
O PEDRO SCOOBY É COMPLETAMENTE BIRUTApic.twitter.com/ULm8mfKjmh
? Surf News Brasil (@SurfNewsBrasil) August 2, 2024
Bronca ao vivo
Scooby não foi o único. João Barreto, repórter da CazéTV, e o ex-judoca brasileiro Flávio Canto, levaram uma bronca da responsável por organizar a zona mista do ginásio onde são disputadas as provas de judô. O climão aconteceu no dia 28 de julho.
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receberNewsletter
MÍDIA E MARKETING
Grandes cases de marketing, entrevistas e notícias sobre mídia e comunicação. Toda sexta.
Quero receberBarreto e Canto estavam na parte reservada para imprensa, quando se empolgaram com a passagem de Larissa Pimenta, que foi medalha de bronze. O repórter e o ex-atleta começaram a gritar em direção à judoca, e a profissional responsável por manter a organização do espaço repreendeu os dois.
Collant de Diogo Defante
Humorista teve uma participação singular. Um dos momentos que mais repercutiu nas redes sociais foi quando ele exibiu o próprio collant para a ginasta Rebeca Andrade, na final do solo.
Fernanda Gentil
A apresentadora chamou a atenção durante a cobertura. A participação mostrou o "reencontro" da famosa com o mundo do esporte, após experiências frustradas no entretenimento da Globo.
As primeiras intervenções estavam um pouco forçadas no bom humor, me remetendo à Fernanda da era [do programa da Globo] Se Joga. Mas depois amei; ela dá uma consistência, um volume crítico e uma firmeza muito boa à CazéTV. Chico Barney, no Central Splash
Audiência
A cobertura alcançou números significativos de visualizações no YouTube, engajamento e repercussão nas redes sociais. No YouTube, o canal soma mais de 16 milhões de inscritos — fora os visitantes atraídos pelo poder do próprio evento.
A título de exemplo, o vídeo da transmissão da final do solo de ginástica feminino acumula mais de 14 milhões de visualizações na plataforma. O recorte apenas da apresentação ultrapassa a marca de 1,1 milhão.
Não é um alcance sequer parecido com a TV aberta, ainda mais se a TV aberta é a Globo. Mas ajuda a democratizar o acesso à Olimpíada e permite que o público escolha qual tipo de abordagem prefere acompanhar. Chico Barney, colunista de Splash
Houve espaço também para polêmica
O comentarista Guilherme Beltrão foi detonado pela atleta Gabi Regly, da seleção brasileira de nado artístico, após um comentário sobre atletas da modalidade irem a Paris para "comer gente".
Ela compartilhou nas redes sociais um recorte de vídeo da transmissão da CazéTV em que o comentarista dá a declaração após dizer que atletas do nado não têm chance de medalha, sem citar nomes ou nacionalidade. A conversa no programa Zona Olímpica era sobre bastidores da Vila Olímpica.
A atleta disse que se sentiu revoltada e desrespeitada. Ela relatou sua rotina de treinos para representar o país em campeonatos sul-americanos e mundiais. Junto de Laura Micucci, foi medalhista de bronze no Pan-Americano de Santiago, no ano passado, mas o dueto brasileiro não conseguiu se classificar para Paris.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.