Retiro dos Artistas firma parceria com Sesc e terá peças com residentes
O Retiro dos Artistas, lar que abriga artistas idosos no Rio de Janeiro, assinou parceria com o Sesc para criar centro cultural no espaço localizado na zona oeste carioca.
O que aconteceu
A parceria com o Sesc inclui apresentações de teatro e música, exibição audiovisual, biblioteca, exposição, circuito de dança de salão, atividades de estímulo cognitivo, arteterapia, escrita autobiográfica, cursos e atividades de economia criativa. O espaço também passa a abrigar uma unidade móvel OdontoSesc e recreação, além de doções de alimentos do programa Sesc Mesa Brasil, beneficiando residentes e a população carioca.
Em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (13), foi anunciada a produção de um espetáculo inédito com residentes do retiro e artistas convidados. A coordenação é do filósofo e educador Gabriel Chalita.
A parceria foi firmada nesta terça com a assinatura dos presidentes Antonio Florencio de Queiroz Junior (Sesc RJ) e Stepan Nercessian (Retiro dos Artistas). A parceria tem duração de dez anos e pode ser renovada futuramente.
Diversos famosos marcaram presença, como Irene Ravache, Angela Vieira, Zezé Polessa, Marieta Severo e Zezé Motta, vice-presidente do Retiro dos Artistas. A condução da cerimônia ficou por conta do ator Jayme Leibovitch, 74, que vive no Retiro dos Artistas atualmente.
106 anos de uma jornada de amor e solidariedade. Sesc se junta a nós para enriquecer ainda mais a nossa missão Zezé Motta, atriz
Um país que não honra a memória, é um país sem futuro... O Brasil tem milhões de pessoas na miséria, a gente tem que levar cultura e saúde a essas pessoas. E os residentes daqui ainda podem ofertar muito às pessoas. Antonio Queiroz, presidente do Sesc RJ
A Splash, Stepan Nercessian, que está na instituição há mais de 20 anos, comemora a parceria após momentos delicados em relação a saúde financeira do Retiro dos Artistas. "Esse projeto é estimulante para todos nós que trabalhamos e para todos que moram aqui... Aqui, a situação financeira já era difícil antes da pandemia. Sempre na luta. Essa colaboração efetiva do Sesc nos deixa em paz. A gente vai poder olhar para frente".
Deixe seu comentário