Notícias falsas e brigas de fãs: Entenda o acidente que envolveu Suga (BTS)
A última semana foi bastante movimentada para o Army, fandom do BTS: a empresa do grupo, Big Hit, soltou uma nota com pedido de desculpas pois Yoongi (Suga) se envolveu em um acidente enquanto dirigia seu patinete elétrico. O rapper acabou caindo e, como estava com nível de álcool no sangue mais elevado do que o permitido, teve que responder à polícia, que estava no local.
Notice on Weverse Update ||
-- Weverse BTS Magic? (@WMagicBR) August 7, 2024
"Olá, aqui é a Big Hit Music.
Pedimos desculpas pelo acidente com o patinete elétrico envolvendo o membro do BTS, Suga.
Na noite do dia 6 (terça-feira), enquanto voltava para casa alcoolizado, Suga usou um patinete elétrico enquanto usava um + pic.twitter.com/3xkmRY5DsV
A desinformação
Em questão de horas, diversas matérias sobre o acontecido saíram em sites de notícias e fofoca, algo muito comum no k-pop, principalmente quando os artistas envolvidos são extremamente famosos. Por ser um integrante do BTS que está em período de serviço militar, a situação tomou uma proporção enorme. Emissoras grandes como a JTBC - que já tem um histórico negativo de acusações infundadas contra o grupo - divulgaram imagens, supostamente de Yoongi, correndo numa via expressa em uma espécie de patinete motorizado. A imagem foi amplamente divulgada tanto na televisão, quanto em redes sociais, e foi repassada como fato, apesar de não existir nenhuma comprovação de que era o rapper.
[Kmedia--EXCLUSIVE] "JTBC's 'Newsroom' made a malicious FALSE REPORT regarding CCTV footage of BTS #SUGA indicating that he supposedly lied about the vehicle he was driving and the distance he mentioned in his apology statement"
-- Rize? (kinda ia) (@rize07addict) August 14, 2024
"After the revelation of the REAL footage by the? pic.twitter.com/2RwL8A4FV7
O problema é que o vídeo era completamente diferente do que Suga tinha explicado no comunicado, fazendo com que as pessoas o acusassem de ser um mentiroso. O caso piorou, a opinião pública idem, e a empresa pouco fez para modificar isso rapidamente.
Fanwars: As brigas entre fãs
Com a grande mídia dando suporte, o circo foi armado para o início de mais um ciclo de disputas online entre fandoms; fãs de outros grupos começaram a criar memes e viralizar imagens de pessoas bebendo e dirigindo, algo bastante grave. Enquanto isso, fãs do BTS tentavam limpar o nome de Yoongi e tudo virou uma bola de neve, com troca de acusações e pouquíssimo bom senso.
#Sugachallenge catches Knets' eyes on Twitterhttps://t.co/DpGclJ6qZB pic.twitter.com/IYJ83b4pWb
-- pannchoa (@pannchoa) August 10, 2024
O ciclo dessas batalhas entre fãs é quase sempre o mesmo: começa com desinformação, essa desinformação ganha tração e viraliza, alguns fãs do artista atingido entram nessas discussões "jogando baixo", e o resultado é: tweets ruins com milhares de likes, idols expostos a conteúdos desnecessários, e às vezes até alguns crimes cometidos (como exposição de fotos pessoais e perseguição).
O fato
Depois de uma semana de confusão e muita desinformação, a TV Chosun divulgou o vídeo verdadeiro do Yoongi dirigindo um patinete elétrico, com uma velocidade bem menor do que a do vídeo anterior. A gravação real culmina com a queda dele em frente ao seu apartamento e a chegada dos policiais, bem como ele havia explicado no comunicado divulgado pela Big Hit.
the real footage was revealed by TV CHOSUN. yoongi was driving on the side road, just as fast as people walking and his wheel got stuck and fell. this is it. all the smearing campaign and hate was about this? i can't believe this. he doesn't deserve this hate i am overwhelmed. pic.twitter.com/ujzsQYYrpg
-- archive 93 (@mygrchive) August 14, 2024
Entretanto, com o assunto em evidência, saíram algumas reportagens sobre como Yoongi supostamente "mata" aulas do Exército, é preguiçoso, entre outras declarações cujo objetivo era alimentar mais ainda a repercussão negativa do caso. Flores foram enviadas para a frente da Big Hit, pedindo para o integrante sair do grupo. Armys criaram projetos e hashtags dizendo que não foram elas que enviaram, a empresa explicou que ele não sairá do grupo e vida que segue.
Suga's scandal devolves into more funeral flowers and truck protests outside of Hybe - https://t.co/aCWQOQJDqD pic.twitter.com/cLcTEFqDLX
-- Netizens Buzz ? (@NetizensBuzzz) August 13, 2024
Não existe ainda data para Yoongi se apresentar à polícia para maiores investigações, mas todo sensacionalismo e confusão que ocorreu nessa última semana, com o apoio da grande mídia local, tomou uma proporção muito maior do que o fato ocorrido. Yoongi perdeu a carteira de motorista, e resta ver se ele terá de comparecer ao tribunal.
Deixe seu comentário