Octávio Florisbal, ex-diretor-geral da Globo, morre aos 84 anos
De Splash, em São Paulo
14/08/2024 09h12Atualizada em 14/08/2024 13h54
Octávio Florisbal, ex-diretor-geral da Globo, morreu em São Paulo, aos 84 anos. A informação foi confirmada pela GloboNews.
O que aconteceu
A causa da morte ainda não foi revelada. A cerimônia de despedida será hoje, das 14h às 16h, no Cemitério Morumby.
Relacionadas
A Globo lamentou a morte, afirmando perder um amigo. "Perdemos mais do que um grande profissional, cuja sólida e bonita trajetória se encontrou com a da Globo. Perdemos um amigo. Um parceiro incansável também na missão de construir um mercado forte, ético e vigoroso", comunicou a empresa em nota.
Um exemplo de liderança, que nos ajudou a fazer da Globo o que ela é hoje, com o seu talento, dedicação e energia. Octávio faz parte da história da comunicação brasileira, da nossa empresa e das nossas vidas. Globo
Quem foi Octávio Florisbal
Nascido em São Paulo, mudou-se para o Rio na adolescência para estudar. Era formado em Comunicação e Marketing pela Escola Superior de Propaganda.
Octávio era sobrinho de Renato Castelo Branco, presidente da J. Walter Thompson, uma das principais agências de publicidade da década de 60. Ele começou a trabalhar na empresa, em 1961, como auxiliar administrativo.
Passou por mais agências e acumulou cargos importantes até começar na Globo, em 1982. Seu primeiro cargo foi como diretor da Central Globo de Marketing. Depois, foi nomeado Superintendente comercial.
Em 2004, foi efetivado como diretor-geral da Rede Globo. Ele permaneceu no cargo até 2012, quando foi sucedido por Carlos Henrique Schroder. Octávio buscava uma gestão com planejamento estratégico na emissora. "numa televisão como a TV Globo, que é uma das maiores redes de televisão do mundo, e talvez uma das melhores, se não a melhor, esse processo participativo faz a diferença. Esses talentos são motivados em busca de um destino comum", disse ao Memória Globo em 2021.
Isso é o que faz o sucesso da TV Globo, e cada vez mais ela deve consolidar esse conceito de uma gestão participativa, bastante democrática. Octávio Florisbal
Aposentado do cargo diretor, passou a integrar o conselho de administração das Organizações Globo em 2013, do qual fez parte até 2017.
Ele foi casado com a também publicitária Helena de Almeida Florisbal por mais de 30 anos. Na última década, dedicou-se ao Instituto Helena Florisbal, que promove assistência social gratuita a crianças em vulnerabilidade, em especial com deficiências físicas e/ou mentais, câncer e outras enfermidades.